Rio - Interessados em ingressar no cargo de papiloscopista da Polícia Civil do Rio já podem conferir o edital do concurso, que foi publicado ontem no site da banca, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Ao todo, são oferecidas 100 vagas. Os profissionais cumprirão jornada de 40 horas semanais, com remuneração de R$ 4.830,63, já acrescida das gratificações.
Os candidatos farão prova de Língua Portuguesa, conhecimentos específicos (direitos Constitucional, Administrativo, Penal, Processual Penal) e conhecimentos básicos de informática. Professor do Universo do Concurso Público e delegado da Polícia Civil, Aloysio Falcão aconselha que os candidatos treinem resoluções de questões.
“Faltam dois meses e meio para a prova objetiva, por isso, é importante focar em leitura dos crimes contra a administração pública e nas legislações penais especiais. Com relação à doutrina, o ideal é estudar princípios constitucionais penais e teoria do crime para compreender melhor a matéria”, conta.
Gladstone Felippo, professor do curso Signorelli, ressalta que o IBFC foi a banca do último concurso para o cargo, por isso, vale a pena estudar pela prova anterior. “Uma boa dica é resolver com calma as questões, verificando eventuais erros e acertos e prestando atenção no modelo de prova e abordagem da banca”, avalia.
Já Luis Alberto, do Universo do Concurso Público, ressalta que o volume de conteúdo de Direito Constitucional é grande, por isso a atenção deve ser voltada para direitos e garantias fundamentais, organização político-administrativa e repartição de competência na federação.
Para Jorge Ohara, 35 anos, aluno do Concurso Virtual, videoaulas são uma boa solução para quem tem pouco tempo para estudar. “Nesse momento, vou focar nas novidades do edital”, diz.
SAIBA MAIS
INSCRIÇÕES
Interessados no concurso devem se inscrever a partir do dia 1º de setembro até o dia 12 de outubro no site da banca organizadora (www.ibfc.org.br). O valor da taxa de inscrição é de R$ 90.
PROVAS
A primeira fase do certame será dividida em quatro etapas: prova objetiva (prevista para 16 de novembro), prova de capacidade física, exame psicotécnico e exame médico. Já a segunda fase é composta pelo Curso de Formação Profissional e a prova de investigação social.
CURSO GRATUITO
Quem quiser um reforço extra nos estudos pode participar o aulão beneficente que será ministrado pelo professor Aloysio Falcão no dia 12 de setembro (sexta-feira). O evento acontece das 19h às 22h no Universo do Concurso Público (Rua Silveira Martins 151, Catete). A entrada é um pacote de fralda infantil.