Por bferreira

Rio - Setecentos servidores aposentados da Prefeitura do Rio pelo Funprevi com final de matrícula 7 têm somente até hoje para regularizar a situação, antes que o pagamento do benefício seja suspenso já a partir de setembro. Segundo o Previ-Rio, esses inativos ainda não fizeram a prova de vida, cujo prazo terminou em 30 de julho.

O pagamento desse pessoal só será restabelecido em folha suplementar após a confirmação das informações dos servidores.

Para os aposentados com fim de matrícula 8, o prazo de recadastramento de dados também termina hoje. Quem não fizer a prova de vida desse grupo corre o risco de perder o benefício a partir do mês de outubro.

Outros 750 servidores com matrícula de final 6 já tiveram os benefícios suspensos por não se recadastrarem e, portanto, não receberão os pagamentos de agosto, depositados no começo de setembro. A situação também pode ser revertida após a confirmação de dados.

Para fazer a prova de vida, basta levar a qualquer agência da Caixa Econômica Federal do país os documentos originais de identidade, CPF, comprovante de residência e um dos contracheques dos últimos seis meses.

Também deve ser apresentada a carta-convocação enviada a todos os servidores que precisam se recadastrar no mês em curso, que servirá de recibo do procedimento.

NOVAS REGRAS

Servidores públicos poderão se aposentar em caso de invalidez permanente, sem perdas salariais. A regra está em uma proposta de emenda constitucional (PEC 08/2014) apresentada pelo senador Ruben Figueiró (PSDB-MS). Ele propõe mudanças no artigo 40 da Constituição.

SEM PERDAS

Atualmente, servidor aposentado por invalidez recebe pelo tempo de contribuição, salvo em caso de acidente em serviço, doença profissional ou doença grave. O senador quer retirar essas ressalvas do texto. A PEC vai ser analisada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Você pode gostar