Por bferreira

Rio - Na corrida para recuperar as vendas de fim do ano, redes de varejo e instituições financeiras oferecem descontos de até 60% para o cliente devedor honrar os débitos vencidos e voltar a ter crédito para as compras de Natal. Além da negociação direta nas lojas e agências bancárias, também é possível parcelar as pendências e pedir os abatimentos por meio dos sites dos serviços de proteção ao crédito.

Aline renegociou dívida e conseguiu 50% de desconto. Agora%2C quitou fatura do telefone celular e pensa em comprar uma geladeira duplexMaíra Coelho / Agência O Dia

A doméstica Aline Helena, de 30 anos, se beneficiou dos descontos. Ela renegociou a dívida do cartão de crédito e conseguiu diminuir o valor do débito em 50%. “Quando notei que não conseguiria pagar, procurei o banco. Ofereceram o desconto caso eu pagasse à vista”, disse Aline, que pretende agora comprar uma geladeira duplex.

Uma das lojas que fazem campanhas de recuperação de crédito, a rede Casas Bahia oferece descontos de até 60% do valor do débito em atraso. Os clientes precisam comparecer a qualquer filial da rede e procurar o departamento de crediário.

Pela internet, a Boa Vista SCPC tem serviço gratuito para renegociar dívidas para diversas lojas. O endereço é www.boavistaservicos.com.br. Outras páginas que também negociam são: www.spc.org.br e www.serasaconsumidor.com.br.

Para o consumidor que pretende quitar as dívidas em menores parcelas, é preciso atenção para não comprometer o orçamento.

“O consumidor não pode apenas pensar em limpar o nome. O importante é acertar as contas e se reeducar para não fazer mais dívidas. E depois veja os melhores parcelamentos”, orienta o diretor de sustentabilidade da Boa Vista SCPC, Fernando Cosenza.

CRÉDITO PARA SALÁRIO MENOR

A demanda por crédito nos últimos três anos cresceu apenas entre consumidores que recebem até um salário mínimo (R$ 724), apontou o Indicador de Atividade do Varejo, da Serasa Experian. A procura foi de 11,9% em 2011 para 22,8% em 2014.

“A menor demanda entre os que ganham mais é reflexo da desaceleração do varejo e da economia”, argumenta Júlio Guedes, gerente-executivo da Serasa Experian.

Empresários beneficiados

Empresários com pendências financeiras podem renegociar suas dívidas pela internet a partir de segunda-feira, no Feirão Limpa Nome Online Empresas anunciado ontem pela Serasa Experian. O serviço ficará disponível até a meia-noite da próxima sexta, dia 19. O serviço é gratuito.

Segundo a Serasa, a renegociação é feita diretamente com os credores. O serviço estará disponível no site do feirão. Após o cadastro, o empresário será redirecionado a uma página com a relação de empresas participantes do feirão com as quais sua empresa possui alguma dívida pendente. As que tiverem interesse em fazer acordo podem ser consultadas no menu lateral.

Serão apresentadas as pendências que a empresa possui e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociar. A partir daí, o empresário entra diretamente em contato com seu credor. Segundo a Serasa, em alguns casos, é possível até mesmo que um boleto já esteja disponível.

A recomendação da Serasa é que, antes de tentar o acordo com o credor, o empresário inadimplente planeje suas finanças para estabelecer o valor disponível para efetuar o pagamento da nova dívida.

Maioria acha importante nome limpo

Um levantamento do SPC Brasil e do portal ‘Meu Bolso Feliz’ descobriu que 82% dos brasileiros preferem o nome limpo. “Compro à vista para não comprometer o orçamento e não me endividar”, disse a recepcionista Bianca Martins, 19 anos.

Já 64% pagaram pelo menos uma conta atrasada. Planejar não é prática de 40% e 14% deixam de pagar algum compromisso para utilizar o dinheiro.

Você pode gostar