Por adriano.araujo

Rio - Quem quer se aperfeiçoar na profissão ou em seu próprio negócio sem gastar dinheiro deve ficar atento aos cursos, palestras e oficinas gratuitas que são oferecidos por instituições nesta segunda quinzena do mês e no começo de outubro. Ao todo, são mais de mil vagas.

O Sebrae/RJ lança nesta segunda-feira a Semana do Varejo, com 15 encontros para lojistas até sexta-feira nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e Rio Bonito. A primeira reunião ocorre às 9h30, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Niterói.

O palestrante Ciro Bottini abordará o tema ‘Show de Vendas’. Amanhã, às 9h, também no Centro de Niterói, ocorre a palestra ‘Ampliação dos Canais de Vendas: Estratégias em Redes Sociais’, que acontece no Sindilojas.

Pronatec Trabalhador e Pronatec Brasil Sem Miséria estão com 512 vagas abertas para cursos gratuitos de formação e qualificação profissional na cidade do RioDivulgação

Segundo Américo Diniz, coordenador do Sebrae/RJ no Leste Fluminense, a semana foi idealizada de forma a ajudar os lojistas com dicas para melhorar seus resultados já nos próximos meses (veja no quadro ao lado mais informações).

Os que pretendem entrar no serviço público não podem perder o 1º Ciclo de Palestras da Carreira Pública, que ocorre no próximo sábado, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio, das 10h às 20h. O auditório onde as apresentações serão feitas tem capacidade para 500 pessoas. A participação nas palestras é gratuita, mas os interessados terão que comparecer com antecedência de uma hora para a retirada de senha.

“O evento permitirá que os candidatos tenham dicas de especialistas na área, que vão ajudá-los a encurtar o tempo para a conquista da vaga no serviço público”, aponta Luiz Fernando Caldeira, um dos coordenadores do evento.

Vagas do Pronatec

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego do Rio, por meio dos programas Pronatec Trabalhador e Pronatec Brasil Sem Miséria, oferece 512 vagas para cursos gratuitos de formação e qualificação profissional. As aulas serão ministradas pelo professores ligados ao Sistema S (Senai/Cetiqt, Senac, Senat) e do Colégio Pedro II. Os cursos começam em meados de novembro.

Entre as áreas de atuação estão: aderecista (37); artesão de pintura em tecido (78); costureiro (158); espanhol básico (20); operador de computador (24); operador de telemarketing (41); padeiro (9); pizzaiolo (21); bartender (14) e editor de projeto visual gráfico (14).

Mais de 2,5 mil vagas de emprego no Rio e Grande Rio

Já a Consultoria de Recursos Humanos Top Quality, no Centro do Rio, seleciona 480 profissionais entre hoje e quarta-feira. Do total, são 300 vagas para telemarketing receptivo para o Rio e Niterói, e 180 oportunidades para técnico em enfermagem. A seleção para técnico em enfermagem acontece às 10h e para operador de call center, às 13h.

O Studio Profissionalizante de Beleza Makevator, na Freguesia, bairro da Zona Oeste, está com 42 oportunidades de emprego. São dez vagas para hair stylists, dez vagas para maquiadores, seis para manicures, três para designers de sobrancelha, cinco para representantes comerciais, quatro para instrutores de maquiagem e quatro para instrutores de penteado (mais informações ao lado).

Com entrada gratuita e oferta de vagas%2C o Mega Feirão Emprega Rio acontece esse ano será nos próximos dias 23 e 24 no Barra MusicDivulgação

Nos próximos dias 23 e 24, ocorre a 19ª edição do Mega Feirão Emprega Rio, na Gardênia Azul, bairro da Zona Oeste do Rio. Serão oferecidas cerca de duas mil vagas. O feirão será das 13h às 20h, no dia 23, e das 10h às 20h (24), no Barra Music. O espaço contará com mais de 100 empresas, entre as quais Casa&Vídeo, Parmê, Habib’s, Coca-Cola, Drogasmil, Ambev e Espaço Cuidar Bem.

“Sabemos a dificuldade e a maratona que é para um candidato sair de casa e se cadastrar nas empresas, que ficam distantes umas das outras. Por isso, reunimos várias oportunidades em um mesmo dia e local. Acreditamos que este trabalho tem mudado a vida de muita gente”, afirma Felippe Marques, organizador do evento.

SAIBA MAIS

?SEBRAE

Inscrições e mais informações dos locais de 15 palestras pelo telefone 0800-570-0800 ou pelo e-mail: rj-regiaolestefluminense@rj.sebrae.com.br.

CONCURSO

O 1º Ciclo de Palestras da Carreira Pública será na sede da ABI, na Rua Araújo Porto Alegre 71, no Centro do Rio (2282-1292).

PRONATEC

Para se inscrever nos cursos do Pronatec Trabalhador, os candidatos devem apresentar identidade, CPF e carteira de trabalho. Para os cursos do Pronatec Brasil Sem Miséria. Além dos documentos mencionados, será necessário estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal. Informações dos locais de inscrição no site: www.rio.rj.gov.br.

FEIRÃO

O Mega Feirão Emprega Rio será dias 23 e 24 no Barra Music, na Avenida Ayrton Senna 5.850, na Gardênia Azul, bairro da Zona Oeste do Rio. Saída da Linha Amarela. A entrada é gratuita e, para concorrer às vagas, é necessário levar identidade e CPF.

TOP QUALITY

Os interessados em uma das 480 vagas de emprego devem comparecer à Top Quality localizada na Avenida Rio Branco 81/19º andar, no Centro do Rio.

SALÃO DE BELEZA

Quem quiser se candidatar a uma das 42 vagas do Studio de Beleza Makevator deve encaminhar currículo até o dia 22 para o e-mail: vagas@makevator.com. Mais informações pelo www.makevator.com.

Você pode gostar