Por bferreira

Rio - Em época que estar conectado se tornou fundamental para a vida social e profissional, ficar com um smartphone sem bateria nas mãos pode ser um grande transtorno. Foi pensando nisso que o comércio identificou uma nova forma de fidelizar os clientes que vivem nas nuvens: oferecer tomadas e carregadores para uso nos estabelecimentos.

Sócia do instituto de depilação Não %2B Pêlo%2C Bárbara Chavalier instalou sete tomadas para os clientes João Laet / Agência O Dia

Motivada por essa nova realidade, Bárbara Chavaliera, sócia do instituto de depilação Não + Pêlo, instalou sete novas tomadas na loja da Tijuca. Ela conta que 40% dos clientes usam os carregadores e o serviço de internet oferecido em suas instalações.

“Hoje em dia, um comércio que não oferece wi-fi e carregadores corre o grande risco de estar desatualizado e até perder clientela”, diz.

A empresária acrescenta, ainda, que estar em sintonia com a necessidade dos fregueses é fundamental para o sucesso. “Ninguém vive sem celular e não temos como pedir ao cliente que ele esqueça o mundo para estar na nossa loja.”

A operadora TIM criou uma parceria com bares, restaurantes,universidades, aeroportos e até frotas de táxis para a instalação de totens de carregadores. O projeto “Recarregue-se” contabiliza mais de 1,7 mil pontos instalados no Rio, São Paulo Curitiba e Recife.

Diretora de Advertising e Brand Management da TIM Brasil, Lívia Marquez explica que o objetivo é atender a essa demanda dos consumidores e potencializar ainda mais o uso do celular.

“Escolhemos locais com grande circulação de pessoas e que proporcionam situações em que ter o celular carregado faz toda a diferença, como táxis e aeroportos”, disse Lívia.

O consultor do Grupo AZO, Marco Quintarelli, apoia a iniciativa como um diferencial para os estabelecimentos. “Cada dia mais o consumidor quer ser surpreendido com mais serviços a seu dispor. Ele busca mais conforto, mais conveniência e mais benefícios na compra de produtos ou serviços,” avalia.

Quintarelli explica, ainda, que o custo com a energia que os clientes vão usar compensa com a fidelização. “Carregar um aparelho destes durante um ano inteiro muitas vezes sai mais barato do que o preço de um cafezinho”, conclui.

Cidade chinesa cria calçada para viciados em celular

Uma cidade da China encontrou uma forma de evitar que viciados em celular causem acidentes na rua. Para tanto, foi criada uma faixa especial na calçada para pedestres que não tiram os olhos de seus smartphones. Chongqing foi o primeiro município a receber a chamada “calçada exclusiva para usuários de celulares”.

Com mais de 50 metros de comprimento, o espaço foi inaugurado com objetivo de lembrar as pessoas de que é mais seguro caminhar sem mexer em um dispositivo móvel.

O corredor é semelhante aos criados para os ciclistas e está dividido entre “celulares não” e “celulares, atenção, ande por sua conta e risco”.

Apesar de ser novidade na China, esse tipo de faixa exclusiva também existe em Washington, nos Estados Unidos. Mas a iniciativa em território americano é do canal de televisão National Geographic, que fazia, em julho deste ano, um experimento chamado Mind Over Masses (“A mente sobre as massas”, em tradução livre).

Nos EUA, essa faixa acabou por atrair cadeirantes, ciclistas e mães com carrinhos de bebê, além de pessoas tirando fotos com smartphones.

O mais curioso, de acordo com o site de notícias Yahoo, é que algumas pessoas não chegaram a notar a faixa exclusiva pintada no chão por estarem distraídas demais com seus dispositivos móveis.

Na China, cerca de 80% dos nativos são viciados em celular, de acordo com uma pesquisa recente da zhaopin.com, um site chinês de Recursos Humanos.

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