Por tamara.coimbra

São Paulo - A empresa espanhola Telefônica Vivo e o grupo francês Vivendi S.A assinaram um acordo definitivo para a compra da filial brasileira GVT — Global Village Telecom — nesta sexta-feira. As negociações envolvendo as empresas tiveram início em 29 de agosto e a operação inclui o pagamento, em dinheiro, de 4,663 bilhões de euros (cerca de R$ 14 bilhões), além de 12% do capital social da Telefônica Vivo, após sua integração com a GVT.

Telefônica compra a brasileira GVTDivulgação

Além disso, o grupo francês aceitou a oferta da Telefônica S.A para adquirir 1,1 bilhão de ações ordinárias da participação que a empresa espanhola detém na Telecom Itália. Esta participação representa atualmente 8,3% do capital com direito a voto da companhia italiana (equivalente a 5,7% do capital social) em troca de 4,5% do capital que a Vivendi receberá na sociedade resultante da aquisição da GVT pela Telefônica Vivo.

O pagamento total da operação poderá ser financiado por meio da ampliação do capital da empresa espanhola. A implementação da operação está sujeita à obtenção das autorizações societárias e regulatórias que são aplicáveis, incluindo o Conselho Administrativo de Defesa Econômica e a Anatel. A estimativa é que o processo de compra seja concluído definitivamente no final do primeiro semestre de 2015.

Em comunicado, a Telefônica ressaltou nesta sexta-feira que a integração com a GVT gerará sinergias de, pelo menos, 4,7 bilhões de euros.

A nova Telefônica Vivo consolidará sua liderança como operador integrado de comunicações do país, líder no segmento móvel e de banda larga, com cobertura nacional e um perfil de cliente de alto valor.

A GVT detém importante rede de nova geração com mais de 10,4 milhões de casas passadas em 21 estados brasileiros e mais de 2,6 milhões de clientes de banda larga, a maioria fora do estado de São Paulo.

Você pode gostar