Por bferreira

Rio - O Município de Itaboraí, na Região Metropolitana do Rio, oferecerá cerca de 1,6 mil empregos diretos com a construção de um condomínio industrial naval. O projeto abrigará cinco grandes empresas do setor em uma área de 20 mil metros quadrados na localidade de Engenho Velho. Serão instalados estaleiros para montagem de módulos de embarcações e plataformas.

O prefeito Helil Cardozo (à esquerda) recebeu a visita do presidente do Sinaval%2C Ariovaldo Rocha (centro) que prometeu dar apoio ao projeto Divulgação

A previsão é de que já no primeiro trimestre de 2015 comecem as obras de uma unidade da montadora japonesa Daihatsu para a fabricação de motores a diesel. A unidade terá investimento inicial de R$ 14 milhões com geração imediata de 300 postos de trabalho, após a inauguração que não tem data prevista. Para a construção da multinacional devem ser contratados 80 trabalhadores.

Na próxima terça-feira, o prefeito da cidade, Helil Cardozo, receberá a visita de empresários da construção naval para mostrar a área destinada à instalação do condomínio e da fábrica de motores. Cardozo afirma que a prefeitura pretende doar o terreno para os empreendimentos e conceder incentivos fiscais às empresas. A contra partida será a contratação da mão de obra entre moradores do município.

“Não queremos que aconteça o mesmo o que ocorreu com o Complexo Petroquímico do Estado do Rio (Comperj). As empresas trouxeram quase toda mão de obra de fora. Queremos que tanto na construção quanto após a inauguração das empresas, os postos de trabalho sejam para a região. O que irá fortalecer a renda da população local e aquecer a economia da cidade”, planeja o prefeito.

Os detalhes iniciais do empreendimento foram acertados na última terça-feira. Na ocasião, o prefeito Helil Cardozo e o secretário de Trabalho, Aleksander Santos, se reuniram com o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore (Sinaval), Ariovaldo Rocha, representando 50 estaleiros de todo o país.

“Como o prefeito reivindicou que os trabalhadores sejam da cidade, eles vão se inscrever no Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Secretaria Municipal de Trabalho, que na oportunidade divulgará os requisitos necessários para os candidatos a uma vaga”, explicou o secretário.

A escolha de Itaboraí foi por questão de logística. “A cidade está recebendo o Comperj e fica próxima do mercado de óleo e gás e de Macaé, além do Arco Metropolitano. O Sinaval apoia iniciativas que representam implantação no Brasil de unidades industriais para a produção de equipamentos e sistemas para atender o conteúdo local”, explicou o presidente da entidade, Ariovaldo Rocha.

Cidade da Solda vai qualificar trabalhadores locais

Para qualificar a mão de obra local necessária no condomínio industrial naval, Itaboraí inaugura em janeiro a Cidade da Solda. Será uma escola de formação técnica com capacidade para 150 alunos que ficará em prédio de quatro andares no bairro da Reta Nova.

“É um edifício que uma igreja evangélica da região nos doou para montarmos a escola. A Cidade da Solda é uma parceria entre a prefeitura, o Sinaval e a Petrobras”, informou o prefeito Helil Cardozo. “Precisamos de uma escola de qualificação profissional para prepararmos a população do município para trabalhar nos estaleiros que serão construídos no condomínio industrial. Para cobrar a contratação de mão de obra local necessito de gente preparada na cidade. Tanto o Sinaval quanto a Petrobras vão nos apoiar na implementação da Cidade da Solda”, acrescenta Cardozo.

Vale oferece 518 oportunidades

A Vale abriu ontem inscrições para seu Programa de Estágio com 518 vagas para estudantes do Ensino Técnico e Superior em oito estados. No Rio serão 43 oportunidades (31 na capital e 12 em Itaguaí e Mangaratiba).

Interessados têm até 7 de outubro para se candidatar pelo www.vale.com/oportunidades. Para universitários há vagas em cursos de diferentes áreas, como Engenharia, Administração de Empresas, Economia, Ciências da Computação, entre outros.

As chances de estudantes de Nível Técnico são para mais de 20 cursos. Entre eles Metalurgia, Mecânica, Elétrica, Eletromecânica, Mineração e Segurança do Trabalho. No site consta a lista completa e a divisão de cursos por estado.

O estágio começa em janeiro com bolsa-auxílio de até R$1.118. O processo seletivo é composto de análise curricular, prova online, dinâmica de grupo, painel com gestores e exames médicos.

Você pode gostar