Por bferreira

Rio - O cumprimento de metas pela Petrobras nos próximos anos fará a empresa crescer no cenário internacional. De acordo com a presidenta da estatal, Graça Foster, o objetivo é atingir a produção de quatro milhões de barris de petróleo por dia no país de 2020 a 2030. Após esse período, a estimativa de produção sobe a 5,2 milhões de barris ao dia.

Graça Foster informou que a avaliação de eficiência operacional da Petrobras na Bacia de Campos subirá dos 71% atingidos em 2012 e chegará no fim deste ano em 78% ou até um pouco mais. Ela defendeu a continuidade do esforço, marcado por disciplina e planejamento. Segundo Graça, conseguir elevar o patamar de produção exige muito trabalho, organização e recursos.

Ao participar do encerramento da Rio Oil & Gas 2014 Expo and Conference, Graça Foster garantiu que a empresa dá prioridade à manutenção e à eficiência na produção.

PARCEIROS SATISFEITOS

Para a presidenta da estatatal, é muito gratificante e interessante ver os parceiros da Petrobras satisfeitos no Brasil, demonstrando esse contentamento no resultado do aumento da produção.

“Parcerias com operadores é uma premissa, não só por conta dos 30% do pré-sal, que a lei nos leva a esta participação, mas como premissa geral. A Petrobras não se enxerga trabalhando isoladamente. Não seria possível. Então os parceiros são extremamente importantes, por isso, o projeto de Libra tem uma importância fundamental”, afirmou.

Empresa busca liderança no mercado mundial

A presidenta da Petrobras, Graça Foster, garantiu que a empresa busca a liderança no mercado mundial de petróleo. Ela citou o estudo World Energy Outlook 2013, da Agência Internacional de Energia, que aponta o Brasil desempenhando papel central no atendimento das necessidades do setor até 2035.

O país passaria a responder por um terço do crescimento líquido da oferta mundial do produto.
“Ele (o país) pula do 13º lugar com 2,2 milhões de barris de petróleo, para o 6º lugar, segundo determinadas premissas”, afirmou Graça, ressaltando ser possível assumir lugar de destaque no cenário mundial.

Sintoma de que o setor desperta cada vez mais interesse foi o aumento dos participantes na Rio Oil & Gas 2014 Expo and Conference, que em quatro dias reuniu especialistas nacionais e estrangeiros e representantes de empresas. O encontro bateu recorde com a presença de estudantes do Programa Profissional do Futuro. Na edição passada foram 2.500 universitários e este ano mais de 3 mil participaram.

Você pode gostar