Por bferreira

Rio - No momento em que começo a escrever esta coluna, o ótimo internetlivestats.com diz que existem 1.065.875.263 websites na world wide web, ou a www. Significa que a rede passou do bilhão de páginas semana passada. E que já somos 2,9 bilhões de internautas. Experimente entrar no tal site para conhecer outras estatísticas.

A rede passou do bilhão de páginas semana passadaArte%3A O Dia

A web é o pedação da internet que nasceu em 6 de agosto de 1991, quando o físico britânico Sir Tim Bernes-Lee publicou o site info.cern.ch. Parece que foi ontem, mas a criança cresceu.

A invenção de Bernes-Lee mudou o mundo, chacoalhou mercados, reinventou relações sociais, profissionais etc. Muita gente chiou, muita gente está rindo à toa — como Zuckerberg ou os chineses do Alibaba, grupo que na última semana desembarcou na Bolsa de Nova York e, pelo menos neste primeiro momento, já está valendo mais que Facebook e Amazon, juntas. Assombroso.

Certo é que o cientista Bernes-Lee foi generoso. Deixou que sua tecnologia fosse usufruída por qualquer um, não cobrou royalties sobre nada, e foi isso que permitiu a explosão da rede. Caso contrário, seria apenas mais uma genial ferramenta na mão de poucos. Somente em 2013, a web cresceu mais de 30%. Saiu de 630 milhões de sites, em janeiro, para 850 milhões um ano depois.

Claro que muitos websites são desativados dia após dia. Calcula-se que nada menos que 75% dos domínios registrados em todo o mundo já estejam desativados. Daí que essa marca divulgada pelo internetlivestats ainda haverá de ser comprovada nos próximos meses. Mas não deixa de ser uma referência, reconhecida até pelo próprio Sir Bernes-Lee. A caminhada está apenas começando.

A propósito: diz o site que, a cada dia, são emitidas nada menos que dois milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera, graças à internet.

NOTAS

GOOGLE PLAY

Chega ao Brasil, esta semana, o Google Play Music. É o serviço de streaming de músicas com 25 milhões de faixas. Concorre com apps como Spotify, Deezer e Napster. Ainda não tem preço definitivo, mas não deve variar muito em relação aos seus pares, que ficam na faixa de R$ 15 mensais no pacote ilimitado. Por enquanto, o Google Play Music é uma exclusividade para os proprietários de aparelhos da Samsung, como Galaxy S5, o S4 e o tablet Galaxy Tab S. Serão seis meses de assinatura. Para quem é muito ligado em música, a tentação é grande.

iPHONE PARA AS MASSAS

Como se viu por aqui, a Casas Bahia começa a vender iPhone 4S em nada menos que 23 parcelas de R$ 59. É a solução da Apple não só para desencalhar os velhos aparelhos, como também para atingir um mercado dominado pela concorrência dos Androids. A briga toma novo fôlego.

Você pode gostar