Por felipe.martins

Rio - O consumo de energia elétrica por indústrias recuou 5,1% em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Mesmo assim, o indicador caiu menos do que no mês de julho, quando registrou -7% afetado principalmente pelos setores metalúrgico, químico e automotivo.

As montadoras de São Paulo consumiram menos 12% de energia no último mês, em linha com estatísticas da associação do setor Anfavea apontando para queda de mais de 20% na produção de veículos no mês passado.

Em outros dois estados com presença do setor automotivo, o Paraná e o Rio Grande do Sul, as reduções no uso de eletricidade foram de 10% e de 14%, respectivamente.

O setor industrial foi o único a mostrar recuo no consumo de energia em agosto. As residências, entretanto, tiveram alta de 2,4% no uso de eletricidade e o comércio subiu 6% sobre um ano atrás.
Por região, o Sudeste, principal centro industrial do país, teve baixa de 1,4% na utilização de energia em agosto sobre o mesmo período de 2013.

No Norte houve baixa de 3,8%, enquanto as regiões Nordeste e Sul mostraram alta de 5,1% e de 1,6%, respectivamente. Como um todo, o consumo de eletricidade no país no mês passado recuou 0,1% sobre agosto de 2013.

Você pode gostar