Por felipe.martins

Brasília - Os clientes da Light podem pagar a conta de luz mais cara em até 25,04% a partir de novembro. O reajuste foi solicitado pela concessionária de energia à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O aumento atingirá cerca de quatro milhões de unidades consumidoras localizadas em 31 municípios da Região Metropolitana do Rio.

De acordo com a agência reguladora, o percentual final de reajuste será determinado até 4 de novembro e entrará em vigor no dia 7 do mesmo mês. No ano passado, o aumento médio repassado aos consumidores foi de 3,65%. Se confirmado o reajuste em 25,04%, a diferença para cima entre os últimos 12 meses é de 21,39 pontos percentuais.

De acordo com a planilha de custos, enviada pela empresa à agência reguladora, a maior influência para o reajuste foram os gastos com a compra de energia. Os valores passam de R$ 3,5 bilhões nos últimos 12 meses para R$ 4,1 bilhões no próximo período. A assessoria de imprensa da Light informou que a companhia não se manifestará sobre o assunto até a determinação da Aneel.

A nova rodada de reajustes obrigatórios da conta de luz, autorizada pela Aneel, elevou a 17,63% o aumento médio da tarifa de energia de 68,7 milhões de unidades consumidoras no país neste ano. Nas residências, a conta de luz subiu 17,41% na média, superando expectativas do Banco Central (BC), que esperava um aumento de 16,8% até dezembro.

Porém, o resultado final pode ser ainda maior, já que o cálculo considera os reajustes autorizados pela Aneel para 56 distribuidoras de energia elétrica em todo o país, desde o início do ano de 2014. Até dezembro deste ano, além da Light, mais três concessionárias de energia em outros estados vão reajustar as tarifas, entre elas a Ampla, que também faz cobertura no Estado do Rio. A companhia informou que não espera uma alta para esse ano. Em abril, a empresa reduziu as tarifas em 0,74%.

Você pode gostar