Por bferreira

Rio - Com a chegada do Dia de Finados, no próximo domingo, o consumidor que for aos cemitérios da cidade vai encontrar flores 20% mais caras em relação a 2013. Apesar da alta de preços, quatro em cada dez comerciantes esperam aumentar as vendas no período. Segundo pesquisa da Hórtica Consultoria, em parceria com o Sindicato do Comércio Varejista de Flores (Sindiflores), 40% das floriculturas acreditam faturar mais que o ano passado. No entanto 33% acham que devem vender igual a 2013 e 27% estimam que vão comercializar menos.

Júlio Carvalho diminuiu o preço das flores no Dia de Finados para tentar reduzir o prejuízo com a mudança do hábito de ir ao cemitérioPaulo Araújo / Agência O Dia

Na cotação das flores, o vaso de crisântemos, por exemplo, um dos arranjos mais baratos, aumentou 9%, e o de rosas, de valor mais elevado, subiu 19,3%. Porém, o gasto médio para o Dia de Finados este ano vai continuar em R$ 25, menor que o de Dia das Mães e dos Namorados, que é R$ 120.

“O comércio de flores está menos animado porque o consumidor não está disposto a gastar dinheiro”, explica Hélio Junqueira, engenheiro agrônomo e sócio da consultoria Hórtica.

Para ele, o desânimo do setor está na mudança de hábito dos consumidores. “A cada ano as pessoas estão indo menos ao cemitério prestar homenagens a um familiar. Os jovens, por exemplo, não têm o mesmo costume que os pais mantêm de levar flores para algum parente no cemitério”, ressalta.

Júlio Carvalho, 56 anos, também sente essa mudança de hábito. Proprietário da Botafogo Flores, perto do São João Batista, em Botafogo, acredita que as vendas serão mais fracas este ano.

“Já tivemos 200 clientes em que a gente colocava flores na sepultura toda a semana. Hoje só temos um. Trabalho com estoque mínimo”, afirma. “Meu ganho deve cair 40%”, disse Júlio.

Para tentar reverter esse quadro negativo, o lojista vai reduzir o preço das flores para a data em 40%. A rosa custará R$ 20 o maço, e o crisântemo, R$ 10.

Além das flores, as velas também são bastante procuradas neste período pelos consumidores. No Mercadão de Madureira, por exemplo, um pacote com oito velas é vendido a R$ 1.

“A gente espera vender 10% a mais. Quem não pode comprar flores, leva vela”, disse a subsíndica do Mercadão, Sheila Alves.

Confira

FLORES PREDOMINAM
Entre os principais símbolos do Dia de Finados, a oferta de flores ocupa posição de destaque. Em seguida, as velas e outros itens são comuns no período. Práticas religiosas, como celebrações litúrgicas, terços, imagens de santos e anjos também têm grande valor e significado.

APOSTA NA DATA
Os supermercados são o setor que mais apostam no crescimento do mercado de flores para o Dia de Finados de 2014. Os estabelecimentos do Rio de Janeiro projetam vendas até 15% maiores do que as do ano passado.

PROMOÇÃO
Pelo menos 47% das empresas pretendem implementar ação promocional, especialmente viabilizadas pelo aumento das compras à vista.

A MAIS VENDIDA
Pelo levantamento, 52% acreditam que venderão mais crisântemos, rosas (20%), fores em vasos (16%), flores de corte (8%) e orquídeas (4%).

AMBULANTES
Para 75% das empresas, a venda de flores por ambulantes impacta negativamente as vendas no setor.

VENDA REDUZIDA
A pesquisa revelou que 67% das floriculturas acreditam que a atuação do ambulante reduz as vendas.

COMPRA NA INTERNET
A venda de flores pela internet cresce a cada ano. Muitos comerciantes estão criando sites e perfis nas redes sociais para aumentar a comercialização. De acordo com a Hórtica Consultoria, a prática representa 1,5% do setor de flores.

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