Por adriano.araujo

São Paulo - Eles não são estrelas do show-bizz nem compõem a galeria de famosos das TVs e cinema, mas atingiram a fama impulsionados por seus posts, vídeos, looks de moda e maquiagem, histórias e batalhas de games. Essas interações ganham amplitude por meio de engajamentos em diferentes publicações digitais, atingindo milhares de pessoas via internet.

O canal com o maior número de acesso no YouTube hoje é de um sueco chamado PewDiePie, de 25 anos, comentarista de games. Estima-se que ele ganhe cerca de US$ 1 milhão a cada dois meses, fruto de uma série de conteúdos produzidos que são visualizados por pelo menos 31 milhões de seguidores. O último vídeo cômico que postou, em 25 de outubro, registrou até o dia 31 do mesmo mês mais de 7 milhões de visualizações.

O sueco PewDiePie%2C de 25 anos%2C comenta games e é um sucesso no Youtube%3A conteúdos visualizados por 31 milhões de seguidoresReprodução

Uma das primeiras blogueiras que chegou ao estrelato no Brasil foi a produtora musical Julia Petit. Hoje ela é também apresentadora de TV. É filha de uma estrela do mercado publicitário, Francesc Petit (um dos fundadores da agência DPZ) e já foi nora da cantora Rita Lee. Além de tino comercial e talento, é possível dizer que Julia transita entre pessoas que ditam moda e soube capitalizar isso de maneira profissional.

Do blog inicial, ela passou a um site com foco em comportamento e moda, onde diversos profissionais produzem informação diferenciada. Não tem seu negócio focado apenas na personalidade, diversificou e ampliou para outros mercados, como linha de maquiagem.

Buscando trilhar o caminho do sueco PewDiePie, o gamer brasileiro Patife, de 22 anos, investe “todo o tempo que está acordado” em produção e pesquisa de conteúdo. “Acordo às 8h e já começo a trabalhar. Dificilmente paro antes da meia-noite. Mas é muito bom ver o resultado, que é o vínculo que crio com os meus seguidores”, conta Patife que tem 300 mil seguidores no seu canal no Youtube e, em média, três milhões de visualizações por mês.

Há dois anos, Patife trabalhava em um consulado na cidade de São Paulo e começou a desenvolver paralelamente ao emprego tutoriais para os fanáticos em jogos digitais. Depois de um ano investindo todo o seu tempo livre na produção e edição de vídeos para seu público, Patife pode largar o emprego estável e não se arrepende.

“Vivo há um ano da renda que consigo com produção e edição de vídeos. Antes, meus seguidores seguiam minhas dicas, mas o nosso vínculo aumentou tanto que agora faço vídeos de eu mesmo jogando vídeo game e me divertindo com isso e tem muita audiência”, conta o jovem que ganha, em média, o dobro do antigo trabalho.

?Postagens engordam as contas as bancárias

?Os jovens blogueiros seguem a máxima de que uma imagem vale mais que mil palavras, que se transformam em cliques e, por fim, engordam as contas bancárias focados no comportamento humano e no consumo.

Julia Petit%3A de produtora musical a apresentadora de TV%2C via blogReprodução

Tutorial de uma adolescente blogueira postado no Youtube ensina como ganhar US$ 90 mil por mês. Essa postagem teve quase quatro milhões de acessos. Bethany Mota mora na Califórnia (EUA), tem 18 anos e já é dona de um site de venda de roupas de sua própria marca. Possui cerca de 4,5 milhões de seguidores no Instagram e 7,5 milhões de inscritos no canal no Youtube.

Antenados com o mundo dos negócios, blogueiros engordam suas contas bancárias, mas não é possível dizer quanto cobram, pois o preço é negociado em cima de um conjunto de variáveis: a audiência, o setor de mercado que influencia e o poder de fogo do contratante.

Também não é possível dizer quanto os bloqueiros de primeira linha ganham por mês, porque esse tipo de informação não costuma ser revelada. No mercado de moda, a pessoal com maior número de seguidores chegam a cobrar R$ 5 mil por um post no Facebook, R$ 4 mil no Instagram, R$ 6 mil no Youtube, R$ 2 mil por um banner no site ou blog, R$ 4 mil por um publieditorial com texto.

Segundo Patife, boa parte do material que produz entra no espaço publicitário antes de um conteúdo procurado no YouTube. O blogueiro explica que quando aumentou o número de seguidores, recebeu indicações do site para monetizar seu conteúdo. “O comportamento e a transparência com o público são fundamentais para ter consistência no rendimento”, diz.

?BLOGS

Instatâneo

O retorno é imediato. Segundo pesquisa nos blogs de moda feita pela reportagem na última semana de outubro, um post pode ter 13 mil curtidas em três horas. A maioria tem um espaço reservado para o contato publicitário.

?Fama

Após sucesso nas redes, blogueiras ganham espaço nobre na TV. É o caso da maquiadora Camila Coelho, 26 anos, que pode ser vista em dezenas de anúncios espalhados nos pontos de ônibus da Zona Oeste de São Paulo. Com 1,7 milhões de seguidores no Youtube, tem um programa com inserções semanais no canal. Além disso, tem 2,3 milhões de seguidores no Instagram e dois milhões no Facebook.

?Reportagem de Maíra Teixeira

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