Por bferreira
Brasília - O Petrobras divulga hoje seu balanço financeiro relativo ao terceiro trimestre do ano. O documento não estará auditado, portanto não terá validade perante a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A petrolífera atrasou a divulgação do relatório devido às denúncias de corrupção e ainda não se sabe se a apuração de desvios de dinheiro na empresa irão se refletir nas contas.
A presidenta da Petrobras, Graça Foster, deve divulgar o balanço que está atrasado desde novembroAgência Brasil

“O mercado vai olhar se ela reconheceu alguma fraude e qual foi o custo dos desvios”, afirma Celson Plácido, estrategista-chefe da XP investimentos. “Se fizerem isso, vão passar mais credibilidade. Mas o mercado está na espera do balanço da Price”, afirma ele, se referindo ao texto auditado, que deve sair no fim de janeiro.

A divulgação vem em meio a uma onda de desvalorização dos ativos da companhia na Bolsa de Valores. Nesta semana, eles chegaram ao menor valor em dez anos. Ontem, as ações ordinárias fecharam a R$ 9,87, enquanto as preferenciais desvalorizaram para R$ 10,63.
Publicidade
Analistas do mercado afirmam que, mesmo com a publicação do balanço, não é recomendável a compra de ações neste momento, porque a empresa ainda está em um período de fragilidade.
“Dado o tamanho do escândalo e o desconhecimento, não é um bom momento para comprar”, afirma José Márcio Camargo, economista da Opus Investimentos.
Publicidade
“O patrimônio da empresa está sendo questionado. Muito do que foi declarado como valor patrimonial, pode não ser o valor real”, afirma Mauro Calil, fundador da Academia do Dinheiro.
Para quem já tem ações e está em dúvida se a hora é de vender, não há uma única resposta. “Se a pessoa não precisar do dinheiro, espere toda essa loucura acabar. As ações vão valorizar, só não se sabe quando”, afirma José Camargo.
Publicidade
Mauro Calil também recomenda a espera para quem tem ativos da companhia há muitos anos. “Enquanto estiver recebendo dividendos, o melhor é esperar”. Para os acionistas de pouco tempo, mas que ainda está no lucro ou levou pouco prejuízo, ele recomenda a venda dos papéis.