Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Apesar da economia instável, 2014 foi marcado pelo desembarque de marcas internacionais no país. Atraídas pelo grande mercado consumidor, varejistas de moda, grifes de cosméticos e sorvetes, entre outras estreantes, puseram os pés no Brasil.
Uma das primeiras novidades foi a entrada da gigante americana Forever 21, que provocou burburinho e enormes filas nas inaugurações ao longo do ano passado. A marca viu no Brasil a oportunidade de entrar em um grande mercado. A companhia fechou 2014 com 11 lojas no país. Para 2015, estão previstas 16 novas unidades.

Segundo o diretor de Marketing da marca no Brasil, Eduardo Barbieri, os produtos ainda não são fabricados no país, mas um dos próximos passos é encontrar aqui parceiros para confecção e mobiliário. “Nosso diferencial está na entrega de moda sempre renovada com preços acessíveis. O conhecimento prévio que o brasileiro traz de suas viagens ajuda no reconhecimento da marca”, completa Barbieri.

Inauguração da Loja forever 21 no Shopping Village Mall%3A gigante do varejo norte-americano provocou frenesi entre consumidores no BrasilDivulgação

Sócio-fundador da Sonne Branding, Maximiliano Tozzini Bavaresco concorda que o aumento das viagens internacionais dos brasileiros é um dos fatores que favorecem a chegada de marcas internacionais: “Apesar das incertezas, somos uma economia com um grande potencial de consumo, tanto das classes mais altas, quanto nas que estão ascendendo agora”, diz.

Publicidade
O tamanho do mercado também foi fator preponderante para a L’Oréal trazer a marca de esmaltes profissionais Essie. “O Brasil é o maior mercado de esmaltes do mundo em unidades e segundo maior em valor. O grupo já tem as marcas Maybelline e Colorama, mas uma das missões é desenvolver o negócio de salões”, explica a diretora da Essie no Brasil, Cristina Conforto. Usados por Kate Middleton, os produtos da Essie fecharam o ano presentes em mais de 500 salões do país. A perspectiva é crescer 25% em 2015. A estratégia é oferecer os esmaltes nos salões que já recebem os produtos da L’Oréal.
GOSTO DAS BRASILEIRAS
Publicidade
Outra marca trazida para o Brasil pela L’Oréal foi a The Body Shop, com mais de 20 franquias por aqui e ganha capilaridade com a aquisição da rede brasileira Empório Body Store. “Foram trazidos os best sellers mundiais da marca e produtos escolhidos de acordo com as necessidades e os gostos das brasileiras”, diz o executivo chefe da The Body Shop no Brasil, Tobias Chanan. Segundo ele, a oportunidade está no fato de o país ser o terceiro mercado de beleza do mundo, atrás de EUA e Japão.
De olho no mercado de beleza, a Living Proof, que tem a atriz Jennifer Aniston como uma de suas donas, chega aos salões brasileiros e lojas Sephora. Com itens premium adaptados às necessidades do cabelo, a marca encerrou 2014 com presença em 250 salões. “Em 2015, serão lançadas novas linhas”, diz o gerente de Marketing da Imbel, importadora do Living Proof, Lucas Pontes.
Publicidade
Segmento premium cresce
O segmento premium — dessa vez de sorvetes — é o alvo da Unilever ao trazer a americana Ben & Jerry’s para o país. Por enquanto, o foco é a cidade de São Paulo. “Queremos desenvolver São Paulo primeiro, que já é um mercado grande. Outros estados estão nos planos, mas</MC><CW-45> no longo prazo”, pondera a diretora de Sorvetes da Unilever, Katia Ambrósio.
Publicidade
A italiana Bertazzoni — La Germania, referência em design na produção de eletrodomésticos premium, também anunciou sua chegada em dezembro. Sete modelos de fogões, cinco cooktops e dois rangetops, começam a ser distribuídos este mês. Ao longo de 2015 fornos, micro-ondas, combinados — fornos que misturam energia elétrica e micro-ondas —, e coifas silenciosas devem ser trazidos para o país.
Restaurantes também investem
Publicidade
O mercado gastronômico também recebeu novos nomes em 2014. E São Paulo foi o local escolhido pela maior parte deles. Famosa pela sua costelinha de porco, a Tony Roma’s chegou ao bairro de Moema logo no início de 2014. Nos planos estão duas novas unidades em 2015. “Resolvemos trazer a marca para o Brasil, principalmente porque vimos que em Orlando, na alta temporada, 70% do público eram brasileiros”, diz o sócio Carlos Passos.
O grande consumo de café motivou o Grupo Épura a trazer a rede italiana de cafeterias Lavazza Espression para o país. A Red Lobster Seafood, comprada pela Golden Gate Capital em 2014, abriu seus primeiros dois restaurantes em São Paulo. Além dessas novidades, a rede de cafeterias americana Dunkin’ Donuts, conhecida pelas rosquinhas, anunciou sua volta ao país depois de oito anos.
Publicidade