Por bferreira

Rio - Dentro de uma semana, 500 professores de instituições federais de ensino superior de todo o país vão se reunir em Brasília para o 34º Congresso do Sindicato Nacional da categoria (Andes-SN). Serão cinco dias de reunião, de 23 a 28 de fevereiro, que definirão as políticas prioritárias deste ano.

De acordo com o presidente do Andes-SN, Paulo Rizzo, será um momento importante para a reflexão e o debate sobre a educação, as condições de trabalho dos docentes, a conjuntura e os desafios para a classe trabalhadora.

Rizzo destaca que há uma nova conjuntura política do país neste ano, com ajustes fiscais, cortes no orçamento e retiradas de conquistas históricas dos trabalhadores: “Será, necessariamente, um ano de muitas lutas, e o objetivo do congresso é preparar os professores para esses enfrentamentos”. Por causa das mudanças, as atenções estarão voltadas para a discussão sobre o corte nos orçamentos das universidades e o impacto da educação pública oferecida.

No dia 25 será o lançamento oficial da Campanha Unificada dos Servidores Públicos Federais (SPF) deste ano, em frente ao Ministério do Planejamento, a partir das 9h.

O presidente do Andes-SN destacou ainda que será “extremamente importante que todos os delegados participem do lançamento, para que haja fortalecimento da campanha”.

Você pode gostar