Por bferreira

Rui - Taí o que você queria: agora o WhatsApp permite fazer chamadas de voz gratuitamente. Vale somente entre usuários Android (Motorola, Samsung etc), mas os iPhones deverão entrar no jogo ainda este mês. O imprescindível, para fazer as chamadas gratuitas, é que seja a versão 2.12.5, a mais recente, disponível no Google Play.

No menu superior do aplicativo você vai ver a aba de ‘Ligações’. Aí é só selecionar o contato e pronto. Como o WhatsApp é o app mais usado para troca de mensagens instantâneas aqui entre nós, as operadoras devem chiar, porque certamente haverá queda no número de ligações pagas. São cerca de 60 milhões de brasileiros usando WhatsApp. Vamos ver no que dá.

Essa nova jogada é uma boa maneira de nos deixar irremediavelmente ligados a mais uma ferramenta. Não por acaso, tem se discutido muito a respeito de quem gasta tempo demais com as novas tecnologias.

Veja o Facebook, por exemplo. Ele tem 1,4 bilhão de usuários que se conectam pelo menos uma vez por mês. Diariamente, são 890 milhões. Gente pra burro. Nos EUA, cada usuário gasta 40 minutos por dia checando as verdades supremas da sua página. Não conheço o tempo médio que o brasileiro gasta no Facebook.

Tudo bem, só que é cada vez maior o número de pessoas alertando que tem algo estranho aí. Agora mesmo o jornal “The Guardian” noticiou que a Comissão Europeia recomenda que os europeus fechem suas contas no Facebook se quiserem que seus dados não caiam em poder dos EUA.

O alerta é sintomático por dois motivos: há quem diga que estamos passando muito tempo online, deixando de viver a vida fora da rede. Ok. Mas o pior éque, ao mesmo tempo, estamos dando aos ‘donos’ da tecnologia digital mais poder sobre nossa vida futura.

A mais recente voz a reforçar esse coro é a do Steve Wozniak, um dos fundadores da Apple, ao lado do Steve Jobs. Semana passada, ele se disse preocupado com a presença crescente da inteligência artificial na sociedade. “Se criarmos esses aparelhos para tomarem conta de tudo para nós, eventualmente eles pensarão mais rápido do que nós e vão se livrar dos humanos lentos para comandar as empresas de forma mais eficiente”, disse ele ao “Australian Financial Review”.

A questão é: será que ele está sendo muito pessimista a respeito do futuro da Humanidade? Ou conseguiremos encontrar o equilíbrio?

>>> E você acha isso bonito? Nada menos que 56% dos consumidores que experimentaram o medidor da Proteste (www.testeminhainternet.com.br) detectaram que a velocidade do seu acesso à internet está abaixo do contratado na banda larga fixa.

NOTAS

QUEM DÁ MAIS?
Muambeiros da tecnologia sabem que a Radio Shack é uma rede americana de lojas de eletroeletrônicos que agora está falida. Para aliviar a dívida de US$ 1,3 bilhão, a rede vai leiloar os dados de 117 milhões de clientes. O maior lance, até agora, foi de US$ 535 milhões. E tem gente achando que seus dados não têm lá grande importância...

NÃO SE PERCA
Sugestão para quem gosta de se embrenhar pelas matas do país: este é o Spot Gen3, rastreador pessoal via satélite que, além da tecnologia de rastreio, permite envio de mensagens pré-programáveis e com as suas coordenadas, através do Google Map.

RINGS PARA TODOS
Com a parceria da indiana On Mobile, o Oi Som de Chamada será agora oferecido a todo o país. O ringback tone permite ao usuário escolher músicas para serem ouvidas durante a espera pelo seu atendimento da ligação. A Oi espera aumentar até 400% da base de clientes do serviço este ano.

Você pode gostar