Rio - Para aproximar a natureza dos habitantes de centros urbanos e restabelecer o elo das pessoas com o verde, a exposição Conexão Estação Natureza está percorrendo várias cidades do Brasil. Promovida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ela chega ao Rio no feriado da próxima terça-feira e fica em cartaz até 5 de maio, no shopping Rio Design Barra. O evento, inédito, é gratuito.
Os visitantes poderão participar de atividades surpreendentes. Entre elas, cinema ‘5 D’, videogames com sensores de movimento e até mesmo óculos de realidade virtual, tecnologia inédita no Brasil.
A inspiração para a mostra veio do livro ‘A Teia da Vida’, de Fritjof Capra, no qual, com base em teorias científicas, propõe visão interconectada da ecologia, segundo a qual o ser humano é parte da natureza e não superior a ela. “A conservação da natureza é responsabilidade de todos, pois nossas atitudes influenciam diretamente a biodiversidade e tudo o que ela nos oferece. Optamos por mostrar essa relação por meio da beleza e da alegria”, afirma Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e da Fundação.
O cinema tem seis telas em 360 graus, onde é possível mergulhar em paisagens de tirar o fôlego. Durante a projeção, as pessoas sentirão frio, calor, vento ou chuva, além de aromas. Em outro ponto da exposição, com óculos ‘rift’, será possível fazer uma visita virtual à Reserva Natural Salto Morato, de Mata Atlântica, mantida pela Fundação no Paraná. Os visitantes também poderão se divertir com tecnologia em que os personagens de videogames repetem movimentos realizados pelos jogadores (Kinect).
COMPETIÇÃO DE ‘PEDALADAS ECOLÓGICAS’
Outra novidade da Conexão Estação Natureza é a ‘Power Station’. Haverá três bicicletas ligadas à reprodução em tamanho real de uma árvore. Quando as pessoas pedalarem, calculadora apresentará instantaneamente informações de quanto se está economizando de combustível fóssil (usado em carros), além da quantidade de gases do efeito estufa que não estão sendo emitidos, entre outros dados.
Para incentivar as ‘pedaladas ecológicas’ haverá competição entre as cidades que receberão a mostra. Cada uma saberá quanto a anterior pedalou e será encorajada a bater o número. Escolas podem levar alunos para visitas guiadas.
Informações: 2430-3024.