Por felipe.martins

Rio - Hoje, o trabalho para a mulher faz parte de sua realização pessoal e traz independência, e elas têm consciência da importância do seu papel na renda familiar. Mas, no momento da maternidade, muitas mulheres se preocupam com o impacto que a gravidez terá na carreira e têm dúvidas sobre como conciliar o período de gestação e o trabalho.

Cada caso é único e há questões que podem e devem ser discutidas com o médico, como por exemplo, se deve continuar exercendo a mesma função que antes, ou qual o melhor momento para entrar na licença maternidade. É importante poder contar sempre com a participação ativa do pai do bebe, afim de poder rendê-la em determinadas atividades, como ir ao mercado e carregar as sacolas e nos cuidados com o bebê.


PERGUNTA E RESPOSTA

Gostaria de pedia à minha esposa que pare de trabalhar para cuidar somente da gestação do nosso bebê. Ela trabalha em uma farmácia perto de nossa casa e está gravida de dois meses. Meu medo é acabar sendo visto como um machista, o que não que não souNilson, Tijuca

Olá, Nilson! Sua preocupação é de quem quer proteger e participar da gravidez. Mas, antes de pedir para ela parar de trabalhar, vale refletir sobre alguns pontos. A princípio, se a gravidez for normal e se a ocupação da mulher não colocar em risco a saúde dela ou do bebê, não há por que ela parar de trabalhar.

Se o emprego da mulher exigir esforço físico ou oferecer algum risco, a legislação trabalhista garante a ela pedir transferência para outra função apresentando atestado médico e, após a licença-maternidade, voltar a exercer a função original.

Vale lembrar que não pode haver demissão sem justa causa durante o período de gestação e nos primeiros cinco meses após o parto. Mas é importante que sua esposa tenha cuidado com os níveis de estresse, a posição que fica durante o dia e até a quantidade de barulho a que fica exposta. Ao final da gestação a mulher costuma ficar com um cansaço maior que o normal também, pois o corpo retém muito líquido e até atividades bem simples, como uma caminhada, costumam ser muito cansativas.

Fazer intervalos regulares, alimentar-se bem, beber bastante água, descansar sempre que puder e reduzir o ritmo fora do trabalho também contribuirão para ela ter uma gravidez saudável, trabalhando até mais próximo ao dia do parto.

Esse é um momento especial na vida do casal, muitas coisas poderão mudar a partir da chegada do bebê e com uma boa conversa, sem imposições, sua esposa vai perceber carinho e dedicação, em lugar de machismo. Procure conversar quando perceber que o dia dela foi tranquilo. Mas, se você prefere que ela pare de trabalhar e ela não pensa nessa hipótese, sugiro que o casal converse com o médico. Ele é a pessoa mais indicada para orientar na decisão que irá tranquilizar ambos.

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Você pode gostar