Por thiago.antunes

Rio - Além de sediar os Jogos Olímpicos e Paralímpicos em 2016, o Rio de Janeiro poderá ser palco de mais um evento esportivo no ano que vem. Será a Olimpíada da Terceira Idade. A proposta foi feita pelo vereador Marcelo Piuí (PHS), por meio do Projeto de Lei 1.170/15, apresentado em abril à Câmara dos Vereadores do Rio.

O objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é incentivar a prática de esporte entre os idosos cariocas, aproveitando que a cidade possui espaços apropriados para que as pessoas façam exercícios físicos. De acordo com o projeto, a Olimpíada da Terceira Idade fará parte do calendário esportivo do município.

Se for aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes (PMDB), a proposta determina que o evento seja organizado e realizado anualmente, sempre no mês de setembro. A edição de 2016 seria a primeira a acontecer.

Rio pode ganhar Olimpíadas da Terceira IdadeBanco de imagens

A Olimpíada da Terceira Idade envolverá modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, tênis, xadrez, atletismo e outras consideradas de baixo risco para os praticantes idosos. Poderão participar atletas com mais de 60 anos de idade e aptos a praticar esportes, com comprovação de atestado médico.

A organização dos jogos ficaria sob responsabilidade da prefeitura. O vereador explica que o projeto quer aproveitar o sucesso das experiência das Academias da Terceira Idade (ATI) montadas em várias praças da cidade com o objetivo de proporcionar atividades de musculação para idosos. Cada ATI possui equipe de professores de Educação Física, técnicos de enfermagem e apoios.

Marcelo Piuí argumenta que a prática de exercícios é uma das melhores formas de combater as doenças típicas do envelhecimento, entre elas hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e osteoporose, entre outras. “A relação entre a atividade física e a longevidade é indiscutível”, afirma.

O projeto do vereador prevê que o regulamento das competições será divulgado durante os meses de julho e agosto de cada ano. Aos primeiros, segundos e terceiros colocados em cada modalidade olímpica serão entregues medalhas e diplomas de Honra ao Mérito com a indicação de suas respectivas classificações e, aos demais atletas, certificados de participação.

Paralelamente aos jogos, também estão previstos torneios de dominó, dama, malha, bocha e atividades recreativas e sociais, entre elas exposição de artesanato.

Você pode gostar