Por felipe.martins

Rio - Aproveitar a troca de coleções para renovar o guarda-roupa pode sair com descontos de até 70%. A quinta edição do Circuito Moda Carioca reunirá, nos dias 22, 23 e 24 de maio, em São Cristóvão, mais de 70 marcas com peças a preços de fábrica. Com entrada gratuita, o evento acontece no Museu Conde de Linhares e terá atrações culturais e área gastronômica com food trucks.

Quem se cadastrar no site do feira (circuitomodacarioca.com.br) ganha um cupom que dá direito a 10% de desconto nas compras a partir de R$ 200. A expectativa dos organizadores é movimentar R$ 1,5 milhão em negócios feitos no evento.

“O Circuito Moda Carioca é uma oportunidade para quem gosta de moda e quer se vestir bem, com peças de excelente qualidade e design, por um preço justo”, destaca Ana Paula Gomes, diretora da AAposta, empresa organizadora do evento. “É a chance de comprar direto das fábricas e em um único local”, disse a também diretora Adriana Jordan.

Muitas das marcas estão presentes em shopping da cidade como Equatore, Complexo B, Aeroposter, Indistripe, Nidas, Botswana, Mork, Excentric Acessórios, Espaço Biju, Ateliê GR e Aktor. O público encontrará peças de coleções passadas e atuais de marcas e confecções que fabricam para grandes empresas, além de estilistas e empreendedores que despontam no cenário da moda carioca.

Grupo de estilistas que vai participar do Circuito Moda Carioca%2C representando as suas marcas. Fernando Souza / Agência O Dia

Pela primeira vez no evento, a marca de moda masculina e feminina Aktory chega no circuito com a proposta de não somente oferecer peças da estação passada, mas também modelos novos com desconto. “O evento também é importante para o empresário, pois é mais um ponto de venda ao mesmo tempo que ajuda a fortalecer a marca junto ao público”, disse o proprietário Gabriel Cohen.

Para quem pretende conseguir o máximo de desconto nas peças, o pagamento à vista aumenta o poder de barganha, explica o consultor de varejo do Grupo Azo Marco Quintarelli.

“Com dinheiro na mão, é possível ter pelo menos 15% de desconto”, disse. Para Quintarelli, o circuito é uma oportunidade para presentear. “A pessoa já pode comprar o presente para o Dia dos Namorados”, lembra. O consultor ressalta que parcelar não é aconselhado. “A situação econômica não está favorável para fazer dívida”, afirma Quintarelli.

O período da troca de coleções é ótimo para quem gosta de garimpar roupas clássicas que funcionam bem em um look de qualquer estação, explica Fabiana Pereira Leite, coordenadora de Moda do Sebrae-RJ.

“A mulher brasileira está cada vez mais antenada com a moda, sobretudo em função das redes sociais e dos blogs de moda”, disse a coordenadora. Para ela, o ideal é buscar os básicos e clássicos, peças em jeans ou lisas. Por outro lado, acha que as tendências também são importantes.

“Muita gente gosta de estar na útima moda. O importante de tudo é você se vestir com o que gosta, se sentir bem e pagar um valor que você possa arcar”, completa Fabiana.

NOVIDADES

FOOD TRUCK

Esta edição do Moda Carioca terá como novidade a presença de food trucks, com uma gama diversificada de pratos, além do estande dos Brigadeiros da Pati. O espaço terá ainda a presença dos Fashion Trucks Favela Hype e o paulista Achados Trailer.

PALESTRAS

Outra novidade é a ampliação de palestras e mesas redondas, que passarão de 120 para 160 lugares. Estão previstas oito encontros sobre temas como transformações no varejo, cultura, e-commerce, marketing e mídias digitais.

OFICINAS

O público poderá participar de oficinas gratuitas de oficina de terrários, cartolagem e customização de acessórios infantis. Será exibida ainda uma exposições de desenhos de moda do projeto social Eco Moda, da Mangueira, que vai comercializar seus produtos e mostrar como é desenvolvido um processo de produção da cenografia.

PASSEIO CULTURAL

Um dos objetivos do Circuito é promover a visitação ao bairro. Com a parceira do Turismo Cultural, serão promovidos passeios gratuitos. Oito ônibus percorrerão atrações como a Quinta da Boa Vista, Museu de Astronomia, Museu Nacional e o Museu Militar.

Você pode gostar