Por tabata.uchoa
Pollyane Dieine%2C mãe de Luana%2C sabe que não pode perder tempoDivulgação

Rio - Se estudar para concursos públicos já é uma tarefa difícil, imagine dedicar-se a este mundo sendo mãe. Parece inviável, mas não é. E a opção de procurar uma carreira neste segmento é comum. Muitas mulheres, quando ganham bebê, procuram estabilidade financeira e segurança no trabalho, apesar das leis que as resguardam na iniciativa privada (estabilidade provisória na gestação e cinco meses após o parto).

O professor Marcelo Marques, diretor do Concurso Virtual, afirma que é cada vez mais recorrente a presença de mães nas salas de aula. Ele diz que a busca por cargos públicos está relacionada principalmente à diferença de tratamento entre homens e mulheres na iniciativa privada. “Mulheres ainda ganham menos que homens ocupando os mesmos cargos. Na área pública, elas buscam igualdade de tratamentos e, sobretudo, a não descriminação”.

ESTUDOS E FILHOS
O advogado Sergio Camargo, especialista em concursos públicos, afirma que o desafio de organizar os estudos é bem maior para as mulheres que têm filhos. Ele orienta a produção de uma rotina a partir das demandas do bebê.

“Nos horários de descanso, deve-se aproveitar para estudar, ou mesmo ouvir matéria gravada de cursos preparatórios, ou cursos on-line enquanto está cuidando da prole”, afirma. “Além de cuidar dos filhos, da casa, de si, essas mulheres que ainda se dispõem a estudar para concursos são verdadeiras heroínas. Não é fácil, mas com dedicação tudo se consegue” afirma o advogado.

Pollyane Dieine é mãe, professora e concurseira. Sua maratona em busca de uma vaga na gestão pública começou muito antes de a sua filha, Luana, de um ano e dez meses, chegar.

Ela já participou de alguns concursos e afirma que hoje seu tempo precisa ser mais bem calculado. “O tempo ficou bem mais curto. A atenção, que era toda direcionada aos concursos e à profissão, passou a ser da Luana”, afirma. Como alternativa, Pollyane deixa sua filha na creche no período da tarde e aproveita o tempo para realizar atividades extras e se dedicar aos estudos. A nova rotina exigiu mais rigor. “Estou mais disciplinada porque sei que se não aproveitar este tempinho não terei outro momento”. A mãe concurseira afirma que “ter perseverança é a chave para a vitória”.

DICAS

Pollyane Dieine, que é mãe, professora e concurseira, comenta e dá dicas de como outras mães podem encarar sem medo o mundo dos concursos públicos.

A professora diz que é bom dividir o tempo entre estudos e diversão. “Acho que o importante é estabelecer uma meta e criar quadro de horários e respeitá-lo é um ponto decisivo”, diz. Manter-se atualizada e não perder o foco também é muito importante, afirma Pollyane.

Pollyane afirma que é muito difícil concentrar-se no momento da prova. “Garantir que as crianças esteja bem cuidadas e por pessoas de confiança ajuda na hora de desenvolver o raciocínio” diz.

A mamãe ressalta que os próprios filhos acabam se tornando as suas maiores fontes motivadoras. “Poder oferecer para eles o melhor e garantir um futuro estável é a maior injeção de ânimo que existe”, diz.

Você pode gostar