Por bferreira

Rio - Dia desses fiz uma perguntinha aos meus amigos conectados: quanto tempo por dia vocês ficam no Facebook? Foi uma espécie de pesquisa nada científica, mas que me veio à cabeça há algumas semanas, quando desinstalei do meu smartphone o app do Face. Foi uma boa decisão. Fiquei com muito mais tempo livre para me dedicar a tarefas mais úteis.

Olhando por alto (e reiterando que é uma pesquisa nada científica)%2C meus amigos ficam entre duas e três horas na redeArte%3A O Dia

Olhando por alto (e reiterando que é uma pesquisa nada científica), meus amigos ficam entre duas e três horas na rede, divididas em várias entradas ao longo do dia. Dei um desconto para o exagero de tempo gasto na rede social pelos jornalistas — que abusam do Facebook até mesmo por causa dos ossos do ofício. Ou, ao menos, é uma boa desculpa.

Quem melhor definiu a situação foi o Antonio Kleber de Araujo: “Depois que estudei Física Quântica descobri que o Facebook, e por extensão a internet, é uma singularidade no ESPAÇO TEMPO... pois você (entra lá) um segundo para ver as novidades e descobre que se passaram horas...”. Tudo a ver. Vazadouro de tempo.

E o mestre Julio Botelho assina embaixo. Ele jurava que seus acessos não somariam mais de duas horas por dia. Mas, quando começou a controlar, viu que ficava até cinco horas no Facebook. “Foi assustador descobrir isso”, diz ele, que passou a se policiar a respeito.

Na tal pesquisa, surgiu outra impressão importante: o Facebook está ficando cada vez mais chato. Concordo. As discussões estão cada vez mais superficiais e, ao mesmo tempo, radicais. E, como nada se resolve, trata-se de palavras inúteis, despertando inimizades e desgostos. Só quem sai ganhando, naturalmente, é a estupidez humana. E o Facebook.

Só que é importante levar em conta que a ‘culpa’ dessa chatice na timeline do sujeito é de quem cria sua lista de amigos, ou seja, o próprio usuário. Por essas e por outras, proponho uma questão: quantos dias você consegue ficar sem Facebook?

>>> A ONU divulgou ontem que existem 3,2 bilhões de pessoas conectadas à internet. Esse número representa 43% da população mundial — e, portanto, há pelo menos 4 bilhões de cidadãos que ainda não têm acesso à rede. Por aqui, somos uns 110 milhões de brasileiros ligados na internet.

NOTAS

VOCÊ ESTÁ FELIZ?

O site Inquietaria fez uma pesquisa sobre satisfação com o trabalho e descobriu que nada menos que 83,9% dos entrevistados adorariam tomar um novo rumo na carreira. É um volume bem grande de gente insatisfeita com seu trabalho, ou não? Não fica só nisso: 87,1% das pessoas estão sempre pensando em projetos paralelos. No fim das contas, e eis o que me parece preocupante, somente 5,9% reconhecem que estão felizes com seu trabalho atual. Muito pouca gente.

O FIM ESTÁ PRÓXIMO?
Está provocando polêmica, não sem razão, o site AshleyMadison.com, que facilita a vida de quem quer arrumar um amante, aventurar-se fora do casamento, pular a cerca... Já opera desde 2001, com sucesso, mas agora quer vender ações em bolsa de valores. A questão moral é justamente esta: em nome dos lucros, você é capaz de investir num site que estimula, ou facilita, a milenar prática do adultério?

Você pode gostar