Por bferreira

Rio - Pelo que se tem observado, a aplicação esperada em previdência privada, a longo prazo, pode até ser melhor do que os valores das aposentadorias do INSS.

Os trabalhadores brasileiros contribuem para o INSS e, assim, asseguram benefícios, como o auxílio-doença caso necessitem se afastar por algum motivo de doença. Por outro lado, a aposentadoria complementar fica exposta aos períodos de crises da economia e aos transtornos provocados aos bancos vinculados a elas.

É muito difícil manter os níveis salariais alcançados por quem contribuiu ao longo do tempo para a Previdência Social depois que o trabalhador dá entrada no pedido de concessão do benefício do INSS. Por isso, ter um plano de previdência complementar pode ser uma alternativa.

Por Jair Abreu Júnior

PERGUNTA E RESPOSTA

“Mesmo quem paga previdência privada tem que acompanhar a previdência do governo? Por quê?”

Oswaldo, Ipanema

Oswaldo, todo trabalhador formal brasileiro é automaticamente um segurado do INSS. A previdência complementar, como o próprio nome já diz, é uma opção para aqueles que querem garantir no futuro uma renda mais adequada às suas necessidades. Ou seja, compõe o valor da aposentadoria do empregado. Por ser administrada por instituições financeiras, é conhecida como previdência complementar.

Não vejo como seria possível viver no Brasil, atualmente, sem aposentadoria privada. É muito difícil manter os níveis salariais alcançados por quem contribuiu ao longo dos anos para a Previdência Social durante muito tempo e que ao se aposentar tem seus rendimentos reduzidos. O INSS sofre de gigantismo administrativo, o que não permite uma gestão mais eficiente.

Dessa forma, podemos perceber com clareza a ineficiência operacional em todas as unidades do órgão. Os recursos que mantêm os pagamentos dos aposentados não estão vinculados aos valores recolhidos pelos mesmos ao longo do tempo e, sim, às contribuições econômicas atuais.

Ou seja, aquelas contribuições que já foram consumidas há muito tempo. Como a população brasileira está vivendo mais, o fator previdenciário, usado no cálculo do benefício, faz o trabalhador pagar por mais tempo a Previdência Social para equilibrar suas contas.

Deste modo, as preocupações com relação ao destino dos recursos são válidas, mas entre as duas, sou de opinião que a aposentadoria privada é bem mais adequada para quem pretende manter um determinado padrão de vida ao parar de trabalhar.

Nesse contexto, acho sim que você deve acompanhar o que ocorre na Previdência do governo, uma vez que essas informações podem servir, também, de balizadores e parâmetro de análise sobre o contexto previdenciário do país. Mas procure fazer paralelamente uma boa previdência privada para se resguardar no futuro. Boa sorte!

Jair Abreu Júnior é coordenador em Gestão Financeira da Universidade Estácio de Sá

Você pode gostar