Por felipe.martins

Rio - Muitos líderes têm o discurso de que as portas de suas salas estão abertas e querem colaboradores proativos no dia a dia de trabalho. Mas, na prática, eles não sabem ouvir outras opiniões. Assim, podem existir barreiras quase intransponíveis na alta gerência, onde saber ouvir os empregados é uma competência essencial, já que essa área precisa receber as informações que vão contribuir para a tomada da melhor decisão na empresa.

A consequência é que os subordinados desses gestores deixam de expor suas opiniões, por medo de serem mal interpretados, de sofrerem represálias ou por receio de serem ignorados por suas lideranças.
Confira abaixo os quatro passos que facilitam o colaborador propor uma ideia ao seu chefe.


PERGUNTA E RESPOSTA

“Identifiquei problema sério em processo da minha empresa, tive ótima ideia para solucioná-lo e diminuir custos. O que devo fazer para conseguir reunião com diretores?”, Alice, e-mail

Há uma legião de pessoas com boas ideias que não conseguem canal para serem ouvidas. Pesquisas mostram que os colaboradores vão desistindo e ficando cada vez mais desmotivados (para os líderes, fica a dica de uma das causas da desmotivação).

Mas, nesse cenário, como abrir espaço para propor aquela ótima ideia ?

Passo 1 — Prepare apresentação resumida em PPT. Inclua dados e números precisos, antes e depois da mudança. É preciso deixar claros tanto a situação atual quanto os resultados esperados após a mudança.

Passo 2 — Construa uma rede que apoie sua ideia. Se o acesso ao diretor não for muito fácil, você pode apresentar suas sugestões para um gerente respeitado, em quem você confie. Converse com ele sobre o que sustenta a sua proposta e procure ouvir bastante. Esse gerente poderá servir de “ponte” para uma futura apresentação aos diretores. Você pode também ir construindo uma rede de pessoas de sua confiança que apoiem sua ideia e possam “vendê-la” junto aos diretores e outros gerentes.

Passo 3 — Estude bem sua proposta. Analise os pontos fortes e fracos e decore os custos e benefícios. É preciso destacar que os impactos da mudança sugerida serão positivos para os resultados do seu gestor.

Passo 4 — Apresente sua ideia com paixão! Marque a reunião para a apresentação, exponha sua proposta em até 15 minutos e depois dê o tempo necessário para ouvir a opinião dos gestores. Além disso, prepare-se para receber críticas (às vezes duras) — elas fazem parte de todo processo de mudança.

Mas, e se os gestores não aprovarem minha ideia?Não deixe a frustração tomar conta de você. Eles podem ter informações às quais você não teve acesso. Aproveite a conversa para ouvir sugestões para melhorar sua proposta e “calibrá-la” de acordo com os critérios que a diretoria usa para avaliar inovação. Mas não desista da capacidade inovadora!

Janaina Ferreira é professora do Ibmec-RJ

Você pode gostar