Por marlos.mendes

São Paulo - Estudo do órgão de defesa da concorrência, Cade, concluiu que não há elementos econômicos que justifiquem a proibição de novos prestadores de serviços de transporte individual de passageiros no Brasil, como a Uber. O estudo foi divulgado nesta sexta-feira, um dia depois da presidente Dilma Rousseff ter afirmado que o aplicativo norte-americano contribui para o desemprego e que precisa ser regulado.

"Análises econômicas sugerem que, sob a ótica concorrencial e do consumidor, a atuação de novos agentes tende a ser amplamente positiva", disse o Cade em nota à imprensa, com base no estudo. O levantamento envolveu os mercados de táxis e de caronas pagas e foi assinado pelo economista-chefe do Cade, Luiz Alberto Esteves.

Taxistas protestaram no Rio contra a concorrência do UberFoto%3A Osvaldo Praddo/ Agência O Dia

Na véspera, Dilma afirmou que o aplicativo Uber "tira o emprego de muitas pessoas (...) Ele tira os taxistas do seu emprego".

Para Dilma Rousseff, Uber 'tira empregos de taxistas'

Câmara de Vereadores aprova lei que proíbe Uber; multa será de R$ 2 mil

Taxistas espancam marido de repórter da Globo para casal não usar Uber

De acordo com o estudo, os serviços prestados pelos aplicativos que servem de plataforma no mercado de caronas pagas fornecem um mecanismo de autorregulação satisfatório e atendem um mercado até então não alcançado — ou atendido de forma insatisfatória — pelos táxis, além de ocasionar rivalidade adicional no mercado de transporte individual de passageiros.

Em entrevista à Reuters em julho, o presidente do Cade, Vinicius de Carvalho, disse que o órgão poderia atuar como "Amigo da Corte", condição que permite que se manifeste apesar de não ser parte direta num processo, em eventuais ações judiciais para discutir a validade de leis que proíbem o aplicativo de transporte urbano Uber.

O Uber vem sendo alvo de protestos de taxistas em diversas partes do mundo, incluindo em várias cidades do Brasil como São Paulo e Rio de Janeiro. Os taxistas questionam a legalidade do serviço e o acusam de concorrência desleal.

Na cidade de São Paulo, a Câmara dos Vereadores aprovou em julho, em primeira votação, projeto de lei que proíbe o uso de carros particulares cadastrados em aplicativos para o transporte remunerado de pessoas, o que na prática bane o uso do Uber. O projeto passará por segunda votação na Câmara, prevista para a próxima quarta-feira, antes de ir à sanção do prefeito Fernando Haddad (PT).

No Rio de Janeiro, a Câmara dos Vereadores aprovou projeto que proíbe a circulação de carros ligados ao Uber, prevendo multa para o motorista e apreensão do veículo. Apenas um vereador foi contra a proposta.

Com informações da Reuters

Você pode gostar