Por bferreira

Rio - Existem cada vez mais drones circulando por aí. É uma ótima invenção, principalmente para a turma que gosta de fotografia, mas também exige muita responsabilidade do seu piloto. Agora mesmo, na Inglaterra, um garotinho de apenas um ano e meio de idade teve o globo ocular cortado pela hélice de um drone. Quem estava no comando era o vizinho da criança, que terá que passar por algumas cirurgias antes de receber uma prótese. Uma pena, mas acidentes acontecem e, por isso, a gente tem que ter muito cuidado.

Os drones ainda serão bastante úteis%2C e é bom a gente copiar os bons exemplosDivulgação

Exemplos de mau uso do aparelho chegam a todo momento. Na Califórnia, dia desses, helicópteros não puderam prestar socorro a vítimas de incêndio porque a área estava infestada de drones sobrevoando a confusão. Assim não pode.

De qualquer maneira, os drones ainda serão bastante úteis, e é bom a gente copiar os bons exemplos. A Amazon acaba de apresentar, lá nos EUA, um dos que serão usados no serviço de entregas rápidas. O bicho vai a 121 metros de altura e só depois toma a direção correta do destino, chegando à velocidade de 24 quilômetros por hora.

E aí que está o busílis: embora a Amazon tenha anunciado esse serviço há dois anos, ainda depende de muitos testes e de autorização oficial para iniciá-lo. Provando que todo cuidado é pouco.
Publicidade
NOVO SERVIÇO DE CARONA
Enquanto os taxistas continuam espancando motoristas e passageiros do Uber pelo Brasil afora, o serviço de caronas BlaBlaCar começa a operar no país. A ideia original do app, de origem francesa, é conseguir caronas para longas viagens de carro, mas nada impede que se torne alternativa ao Uber, que anda visado pelas ruas.
Publicidade
BRASIL É CAMPEÃO DE LIXO ELETRÔNICO
Pesquisa da GSMA divulgada ontem mostra que o lixo eletrônico produzido em todo o planeta chegou a 40 mil kt (1 quilo tonelada = 1 mil toneladas) em 2014. O Brasil, claro, ficou com o título de maior porcalhão da América Latina, com 1,4 mil kt de lixo eletrônico produzido naquele ano. A questão é: para onde enviar todo esse material inútil e frequentemente tóxico?
Publicidade
RISCO DE EPIDEMIA DE HIV NO MUNDO
Sabe os aplicativos de paquera, como Tinder e Grindr, entre outros? Pois as Nações Unidas acabam de divulgar estudo dizendo que esses apps podem ser responsáveis por recente epidemia de HIV no mundo. Curioso e muito delicado pensar nisso, que pode acabar em medidas precipitadas. O principal seria pensar em educação e prevenção, e não na repressão.
Publicidade
>>> BOA PEDIDA: O Cine Odeon recebe hoje, das 9h às 22h, o VFX RIO 2015, que está trazendo ao país nomes importantes da indústria mundial de cinema, games e entretenimento digital. Haverá workshops, debates com especialistas e exibições de filmes. Informações nowww.vfxrio.com.br/2015.
SEMPRE ALERTA
Publicidade
Tenho visto no Facebook, no Twitter e em outras redes que estamos cada vez mais felizes por exibir aquele ditadorzinho que existe dentro de cada um de nós. Parece que a turma só tem opiniões fundamentadas, embasadas, bem-intencionadas. Tornamo-nos, todos, grandes sujeitos virtuosos. Só que não. Como se sabe, nem tudo são flores. O problema mais grave, na minha humilde opinião, é a tendência a reprimir na base do grito qualquer pensamento contrário, sem que consideremos o que outrora se chamava de meio termo.
Na prática cotidiana do jornalismo, ainda que tentamos, e eventualmente conseguimos, “ouvir o outro lado”. Nas redes sociais, não. O que manda, mais e mais, é o achismo mais tosco.
Publicidade
No fim das contas, estamos querendo cercear a liberdade de pensamento alheia limitando, ou cortando totalmente, o direito de expressão dos outros. Isso é perigoso. Muito perigoso porque, qualquer hora dessas, essa lama reprimida vai vazar pra tudo quanto é lado.
Você pode gostar