Por felipe.martins, felipe.martins
Rio - Finalmente saiu o edital de um dos concursos mais esperados do ano. O INSS divulgou nesta quarta-feira as normas para o seu concurso público oferecendo 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social (Nível Médio) e 150 para Analista do Seguro Social (Nível Superior). Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09, respectivamente. As provas estão previstas para o dia 15 de maio de 2016. As inscrições estarão abertas entre 04 de janeiro até 22 de fevereiro e poderão ser feitas pela página www.cespe.unb.br/concursos/inss_2015.
As vagas para analista são voltadas apenas para quem tem formação em Serviço Social. Só no Estado do Rio, há 21 vagas. Desse total, 4 são para Analista distribuídas para a capital fluminense (1), Valença (1), Paraty (1) e Nova Iguaçu (1). Para técnico, são 17, distribuídas em Cardoso Moreira (1), São Francisco de Itabapoana (1), São João da Barra (1), Itaocara (1), Belford Roxo (1), Nova Iguaçu (1), Magé (2), São Gonçalo (3), Petrópolis (1), Rio (1), Barra Mansa (1), Volta Redonda (2) e Paraty (1).
O Cebraspe, antigo Cespe/UnB, será o responsável pela seleção do INSS, que terá 21 vagas para o Estado do Rio, sendo 4 vagas para Analista e 17 vagas para TécnicoUanderson Fernandes / Agência O Dia

Quem pretende disputar uma vaga deve redobrar os estudos e ficar atento à legislação específica de Seguridade Social. É o que ensina o diretor da Equipe Rio Concursos, Jorge Alonso. “É a parte do edital que possui maior conteúdo programático do que as demais disciplinas”.

Christiano Monteiro acredita que terá bom resultado no exameDivulgação

Além disso, o professor destaca que em relação às noções de Informática, o conteúdo está reduzido em comparação aos últimos editais. “Será abordado apenas o pacote Libre Office e não o Office como de costume. É importante também se atentar ao tema de segurança da informação”, pontua.

Professor do Universo do Concurso, Rodrigo Lélis faz outro alerta aos concurseiros. “Não se assuste com o número de vagas oferecidas no Rio. O último concurso também foi assim e chamaram bastante gente. Estude muito, porque se não estudar, mesmo que haja mil vagas, não vai passar”.

O Cebraspe, antigo Cespe/UnB, será o responsável pela seleção. As outras provas foram elaboradas pela mesma banca, o que ajuda na preparação dos candidatos.Jorge Alonso orienta os concurseiros a pesquisar provas anteriores e treinar as questões. “O candidato pode montar apostila com as provas e gabarito”, diz. 

Candidato se dedica há um ano à prova

Há um ano o contador Christiano Monteiro, 42, vem se preparando para o concurso do INSS. Aluno do site Concurso Virtual, o candidato acredita que já sairá na frente dos outros concorrentes.  “Eu já venho me dedicando ao estudo da legislação previdenciária, que conta muito”, afirmou ele, que chegou a ser bancário em uma instituição privada e, agora, pretende seguir carreira no setor público. “Busco estabilidade. E mesmo que eu passe nesta prova, continuarei fazendo concursos maiores”.

Publicidade