Por marlos.mendes

Todas as ocupações têm uma história rica e detalhes cotidianos pouco conhecidos que as tornam mais especiais. Para entreter e informar nossos leitores, o Dia Online traz, em parceira com a Estácio, textos semanais com curiosidades e informações interessantes sobre as profissões mais conhecidas e procuradas, e também sobre o mundo do trabalho em geral. Hoje falamos sobre a carreira de Recursos Humanos, uma área relativamente nova, que surgiu em torno do início do século 20.

Seu primeiro nome foi Relações Industriais. Sua criação deveu-se por força do impacto da Revolução Industrial nas relações empregador versus empregado e, de lá para cá, foi crescendo e agregando em si mesma uma série de desafios e responsabilidades que antes não se supunham existir. No decorrer de todos esses anos, vem recebendo enriquecimentos de diversas áreas do conhecimento. Tais como: marketing, medicina, psicologia, sociologia, psiquiatria, arquitetura, fisioterapia, economia, pedagogia, entre tantas outras.

A área teve que ir se aprimorando em seus processos internos. Estruturou-se em grandes campos gerais: Administração de Pessoal, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento, Cargos e Salários, Higiene e Segurança no Trabalho, Bem-Estar Social, Relações Sindicais (ou Relações Trabalhistas), Avaliação de Desempenho, Endomarketing e Responsabilidade Social. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização, que reservará para implantar a estratégia através dos trabalhadores. Entre os trabalhadores desse campo, há maior concentração de mulheres com 30 a 39 anos, e de homens com 40 a 49 anos.

O curso de Gestão de Recursos Humanos da Estácio habilita o aluno a atuar na área em empresas de diferentes portes e ramos de atividade, bem como estimula o seu potencial empreendedor para prestar serviços de RH, especialmente para pequenas e médias empresas. A duração é de dois anos. Mais informações em http://portal.estacio.br/ .

Você pode gostar