Por paulo.gomes

Rio - As escolas da rede estadual do Estado do Rio de Janeiro foram as que tiveram o maior crescimento na taxa de rendimento no Censo 2012, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado, que congrega dados referentes à aprovação, reprovação e abandono, aponta que o Estado do Rio teve o melhor índice de crescimento no indicador de fluxo escolar do país. Os dados levam em consideração os anos finais do Ensino Fundamental e os três anos do Ensino Médio.

A taxa de reprovação teve uma queda no Rio de JaneiroDivulgação


O aumento de mais de seis pontos percentuais na taxa de aprovação do Ensino Médio fez com que a rede estadual fluminense, que apresentava em 2011 a 25ª taxa de aprovação entre os estados brasileiros, passasse para a 13ª posição e se aproximasse da média do Brasil. Em 2007, o Rio de Janeiro estava quase dez pontos percentuais da média brasileira. Em 2012, essa diferença caiu para menos de três pontos percentuais.

Outra evolução inferida é a diminuição da taxa de abandono. Para entender a evolução da rede pública estadual neste indicador, é importante analisar as taxas de rendimento escolar - aprovação, abandono e reprovação. A soma das taxas deve ser igual a 100%, pois um aluno matriculado em um ano letivo, ao final, pode ser aprovado, reprovado ou ter abandonado a escola. Desta forma, se a taxa de aprovação subiu, enquanto a de reprovação caiu, assim como a de abandono.

As taxas de reprovação e de abandono no Ensino Médio tiveram a segunda melhora mais significativa entre as unidades da federação. Entre os reprovados, a rede estadual do Rio de Janeiro apresentou uma queda de 3,8 pontos percentuais, e entre os que abandonaram a queda foi de 2,8. A taxa de abandono foi a que apresentou maior queda. Isso significa que os alunos estão abandonando menos na rede estadual do Rio de Janeiro; consequentemente, há a diminuição da evasão escolar.

Você pode gostar