Por raphael.perucci

Rio - Será cremado, na tarde desta quarta-feira, no Cemitério do Caju, o corpo de Wilson Choeri, ex-diretor-geral do Colégio Pedro II. O professor morreu na madrugada desta terça, aos 85 anos. O velório foi realizado no Espaço Cultural do Colégio Pedro II, em São Cristóvão. Choeri esteve à frente da maior unidade pública de ensino do Rio entre 1994 e 2008.

Wilson Choeri esteve à frente do Pedro II entre 1994 a 2008Banco de imagens / Agência O DIA

No site da instituição, a direção publicou uma nota lamentando a morte do "aluno eminente, professor emérito e inesquecível diretor-geral".

Em seu perfil no Facebook, Oscar Halac, atual reitor do Pedro II, também comentou a morte de Choeri. "(...) Nos deixou a figura mais polêmica do colégio nas últimas décadas. Amado por muitos, contestado por outros, mas acima de tudo respeitado por suas posições e intelectualidade. Esteve diurtunamente a serviço da UERJ e do Colégio Pedro II mesmo em detrimento de sua vida pessoal. (...) um homem de estirpe e de envergadura dos melhores educadores e que devolveu ao velho novo CPII a grandeza e dimensão que lhe pertencia".

Em mais de 50 anos de atuação no magistério, Choeri foi também reitor da UERJ, catedrático de Estatística Geral e Aplicada na mesma universidade, professor de Física e Matemática no Colégio de Aplicação da UERJ, docente da Universidade Gama Filho, entre outros cargos.

Você pode gostar