Rio - O Centro do Rio será palco de novo protesto promovido pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio (Sepe) na próxima terça-feira, 15 de outubro, quando é comemorado o Dia do Professor. Segundo Guilhermina da Rocha, da direção da Regional 2 do Sepe, a intenção é reunir um número ainda maior de participantes do que foi registrado na última segunda-feira. De acordo com a PM, foram 10 mil manifestantes, enquanto o sindicato contabilizou 50 mil pessoas.
“Os professores não têm motivos para comemorar o seu dia. Estamos mergulhados em profunda crise e os governos municipal e estadual não têm interesse em resolver o impasse”, declarou.
Segundo ela, haverá aula pública na Candelária, por volta das 15 horas. Em seguida,grande marcha seguirá até a Cinelândia. “Não vamos fazer somente atos no dia 15. Há intenção de promovermos atividades lúdicas na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, a partir das 10 horas. Há mazelas na Educação que precisam ser expostas”, aponta.
Segundo Guilhermina, representantes de outras categorias devem participar do ato.
ENQUADRAMENTO
O Estado do Rio enquadrou por formação 2.069 professores entre os dias 1º e 7 deste mês. Os profissionais tiveram os seus processos concluídos e as listas foram publicadas no Diário Oficial. Os servidores terão 12% de aumento que vão incidir sobre os triênios. A previsão é de que o pagamento seja feito em novembro, retroativo a 1º de março de 2013.