Por thiago.antunes

Rio - A sete dias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 606.549 estudantes no Estado do Rio, sendo 8,7 milhões em todo o País, aproveitam para revisar as matérias e tirar as últimas dúvidas para a prova que acontece no próximo fim de semana e é a principal porta de entrada para 100 universidades e centros federais do País. Para muitos desses jovens, o passatempo preferido — passar horas na Internet — tem se tornado cada vez mais um eficiente aliado na batalha por uma vaga no Ensino Superior.

Para os pais que não aprovam tantas horas em frente ao computador ou no celular, o alívio é saber que os filhos estão recorrendo a aplicativos, redes sociais e sites recheados de aulas em qualquer horário do dia para tirar dúvidas com professores virtuais ou fazer simulados das provas anteriores. Além da média de seis horas em colégios e cursinhos para se preparar para o provão nacional, estudantes, como Geovanna Pelucio, de 18 anos, reforçam os estudos com a ajuda do Facebook e do WhatsApp.

Geovanna faz provas antigas pelo Facebook e tira dúvidas pelo aplicativo WhatsApp para a provaCarlo Wrede / Agência O Dia

O curso Intellectus, na Tijuca, onde ela estuda, criou um aplicativo de simulados online e produziu vídeos sobre atualidades do Brasil e do mundo para orientar os alunos. “De manhã refaço provas antigas, pelo Facebook, e à tarde, durante o curso, presto bastante atenção às aulas e faço resumo dos assuntos. Pelo WhatsApp tiro dúvidas e troco informações com grupo de amigos. E a cada 15 dias revejo todo o conteúdo”, dá a dica Geovanna, que vai concorrer a uma vaga de Engenharia de Alimentos.

As ferramentas virtuais ainda permitem aos candidatos estudar à distância. O curso online Proenem disponibiliza um intensivão com as últimas provas do Enem. “É um erro acreditar que estudar de forma online é fácil. O processo pode se tornar cansativo e ineficiente se o aluno não souber estudar. Ele deve escolher uma hora do dia para focar no estudo e, a cada 50 minutos, parar por 5 minutos para descanso”, recomenda o diretor do curso, Roberto Gonçalves.

O que levar no dia

Vá com uma roupa confortável. Short, bermuda e chinelos podem ser usados. Os estudantes devem levar somente caneta esferográfica preta feita de material transparente. Não será permitido utilizar óculos escuros, boné, chapéu, viseira e gorro. Água e lanches foram liberados.

Estão proibidos lápis, borracha e relógio por medida de segurança. Candidatos também não poderão levar livros, manuais, anotações, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, pendrives, mp3, gravadores, relógios e alarmes. Celular e eletrônicos devem ser guardados desligados até o fim da prova numa embalagem lacrada que será fornecida pelos aplicadores.

Os participantes já podem retirar seus cartões de confirmação de inscrição no portal do Enem (www.inep.gov.br). É preciso informar CPF e senha para ver e imprimir o documento, que até sexta-feira, havia sido foi retirado por 4 milhões de inscritos.

Além do acesso virtual, os cartões também estão sendo entregues pelos correios. Quem não recebê-lo ou constatar erro deverá ligar para o número 0800 61 61 61.

Você pode gostar