Por thiago.antunes

Rio - A terceira das quatro fábricas do programa Fábrica de Escolas do Amanhã Governador Leonel Brizola, da Prefeitura do Rio, foi inaugurada nesta terça-feira. Nela, serão construídas 40 escolas, sendo 18 Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) 22 do Ensino Fundamental: as novas unidades ficarão na região, em Guaratiba, Paciência, Santa Cruz, Sepetiba e Guaratiba.

“Com essa nova formação, os pais já vão saber onde os filhos vão estudar desde o EDI até o ginásio. Nossa meta é oferecer ensino em turno único, com sete horas diárias de aula, a 35% dos alunos da rede municipal até 2016. Lugar de criança é dentro da sala de aula, não na rua”, disse o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração.

Painéis mostram como ficarão as novas unidades construídas no programa de fábrica de escolas da prefeituraSandro Vox / Agência O Dia

Atualmente, 20,7% dos alunos da rede municipal de ensino estudam em turno único, com efeito positivo no desempenho escolar. Em 2011, os anos iniciais avançaram 12,7% em relação a 2009 (4,7 para 5,3), enquanto que nos anos finais o crescimento foi ainda maior, alcançando os 37,1% (3,5 para 4,8). “Todas essas escolas que vamos construir são de muita qualidade, e vão receber 20.940 alunos, com professores se dedicando a uma única escola, com regime de 40h, com foco no trabalho pedagógico”, disse a secretária municipal de Educação, Helena Bomeny.

As duas fábricas já implantadas no Rio ficam na Ilha do Fundão e na Vila Kennedy, a última será inaugurada até o final do ano em Vargem Grande. As novas escolas terão painéis de vedação termoacústico nas paredes, todos os ambientes serão climatizados e as salas serão projetadas para receber projetores e computadores. Todo o projeto foi elaborado em atendimento às normas de acessibilidade.

Você pode gostar