Por tiago.frederico

São Paulo - Começa nesta quarta-feira a matrícula dos 11.057 selecionados para as vagas da USP (Universidade de São Paulo). Para receber os calouros, a universidade vai distribuir pela primeira vez um manual para calouras criado por coletivos feministas da instituição e intensificará a campanha contra trotes violentos.

As medidas foram tomadas após denúncias de abusos sexuais e trotes violentos dentro dos campi da universidade que deram início a uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Leia mais:

Aluna que perdeu cabelos processa USP Leste por contaminação

Aluna conta como foi estuprada em alojamento da USP

CPI da USP é instalada na Assembleia Legislativa de São Paulo

Faculdade de Medicina da USP suspende festas no interior do campus

Após coletivos feministas apresentarem na CPI material de orientação para alunas da universidade contra atos machistas, a USP decidiu incluir o "manual de calouras" no kit de recepção dos estudantes. Foram impressos 15 mil exemplares que serão entregues a todos os estudantes matriculados nesta quarta e quinta-feira, de acordo com a instituição.

Além disso, a campanha antitrote foi intensificada. O telefone para denúncias de abusos na recepção de calouros (0800-012-1090) está funcionando desde segunda-feira e ficará ativo até o dia 25 de março. Pela primeira vez, as denúncias também poderão ser feitas por chat disponível no site do Manual do Calouro.

Após denúncias de abusos e trotes violentos%2C USP intensifica campanha antitroteReprodução / USP

Algumas unidades tomaram medidas próprias para evitar abusos. A Escola Politécnica, que recebe 750 calouros por ano, terá apoio de 20 seguranças e outros 30 profissionais de apoio na festa de recepção de novos alunos preparados para intervir em situações de violência.

MP e USP assinam acordo por trote em Piracicaba

Para evitar problemas na volta às aulas, no dia 23 deste mês, a direção da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) assinou um termo no Ministério Público se comprometendo a combater os trotes no campus que fica em Piracicaba. O local teve nos últimos meses denúncias de violência e abuso sexual entre os alunos.

Haverá campanhas de conscientização por parte da Esalq nesse início de ano letivo e promotores de Justiça estarão presentes no local falando em palestras aos estudantes e acompanhando o ambiente universitário. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado e prevê ainda outras ações para enfrentar e apurar os trotes.


Reportagem de Cristiane Capuchinho, do iG São Paulo.

Você pode gostar