Por nicolas.satriano

Rio - Dez colégios particulares e quatro cantinas escolares do Rio foram autuadas, nesta terã-feira, pelo Procon Estadual por não terem feito o dever de casa exigido pelo Código de Defesa do Consumidor. A Operação Acabou a Brincadeira vistoriou, no primeiro dia de volta às aulas, 13 escolas e cinco lanchonetes nas zonas Norte e Oeste da cidade.

A piscina do Centro Educacional Santa Mônica, na Freguesia, foi interditada pelos agentes por não possuir um profissional habilitado pelo Corpo de Bombeiros para exercer a função de guardião. Além disso, dez extintores de incêndio da instituição estavam fora do prazo da validade. Um deles, além de vencido, estava completamente vazio.

Piscina do Santa Mônica%2C na Freguesia%2C é interditada pelo Procon Estadual por não ter salva-vidas Divulgação

Outra filial do Centro Educacional Santa Mônica, na Taquara, não possuía o certificado do corpo de bombeiros autorizando seu funcionamento. Os fiscais deram um prazo de 48 horas para que a instituição apresente o certificado na sede do Procon Estadual. Se a situação não for regularizada, a escola poderá ser interditada.

Fiscais identificaram ainda no colégio da Taquara a adoção de cláusulas abusivas, como a retenção de 20% do valor pago na matrícula, em caso de desistência dos alunos antes do início das aulas.

Segundo o órgão, o Colégio Batista Shepard, na Tijuca, retém 50% do valor cobrado, enquanto O Colégio Salesiano, em Rocha Miranda, fica com 100% do valor da mensalidade. Outros oito colégios também foram autuados por reter parte da mensalidade. Não apresentaram irregularidades três filiais do Centro Educacional Santa Mônica, em Bento Ribeiro, Cascadura e Madureira. A cantina do Colégio Santa Mônica, da Barra, não teve problemas.

Você pode gostar