Por tamyres.matos
Rio - Na hora de comprar um imóvel, homens e mulheres geralmente têm percepções diferentes do processo. Enquanto ele está mais concentrado no quesito pagamento, elas costumam prestar mais atenção no tamanho da unidade, quais os itens de lazer o empreendimento vai oferecer para os filhos, se determinado ambiente vai comportar os móveis etc. E mesmo com o homem à frente do processo de compra, na maioria das vezes, quem dá a palavra final no fechamento do negócio é a mulher.
Homens negociam%2C mas elas dão a palavra final na compra dos imóveisDivulgação

“Os clientes buscam preço, condições de pagamento e atributos como segurança e área de lazer”, conta Sandro Santos, diretor da Sawala Imobiliária. Segundo ele, normalmente, o homem se preocupa mais com valores e com a localização. “Já a mulher quer sempre saber como é a infraestrutura de serviços internos e de transporte. No fim das contas, a palavra final costuma ser mesmo delas”, complementa Santos.

As mulheres são mais exigentes, visitam vários estandes de vendas antes de ficarem satisfeitas, mas podem acabar fazendo a escolha contando mais com a emoção. No caso dos homens, por pensarem mais na parte financeira, às vezes perdem um bom negócio por receio de arriscar.
Publicidade
“O homem pensa logo em como ele vai poder pagar por aquele imóvel. Vejo poucas mulheres se envolvendo na negociação, mas é claro que isso também acontece”, conta Leonardo Peixoto, diretor da Habitat Consultoria Imobiliária, voltada para imóveis de alto luxo.
Peixoto explica que batido o martelo, elas têm ainda outra preocupação: reformar o espaço. “As mulheres querem deixar a casa perfeita, do jeito que sempre sonharam”, diz o diretor da Habitat.