Por helio.almeida

Rio - Os moradores das comunidades que formam o Complexo da Mangueirinha, no bairro do Centenário, além dos serviços nas áreas de saúde, educação e de assistência social, entre outros benefícios oferecidos pela prefeitura de Duque de Caxias durante uma semana, puderam conhecer e se inscrever em programas do governo federal.

Dos cerca de 2.500 moradores que procuraram a Escola Municipal Hermínia Caldas, 300 se inscreveram no programa Minha Casa, Minha Vida, na esperança de dias melhores em habitações dignas. Iniciado no dia 17, o mutirão mobilizou equipes de profissionais das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde, Educação, Trabalho, Emprego e Renda, de Cultura e Turismo e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais (FUNDEC).

Durante uma semana os moradores puderam verificar a pressão arterial e a quantidade de açúcar no sangue (teste de glicemia), colocar a caderneta de vacinação em dia, além de conseguir encaminhamentos para retirada da segunda via da Carteira de Identidade e certidões cartorárias (nascimento, casamento e óbito) com isenção de pagamento de taxas. Para as mulheres a secretaria de Saúde disponibilizou unidades movéis para realização de exames preventivos e de saúde bucal com tratamento e limpeza.

Também foi grande a procura para inscrição nos cadastros do programa Bolsa Família, de empregos e de qualificação profissional da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais (FUNDEC). Os programas de DST/AIDS, Hanseníase e Tabagismo foram bem aceitos pela população orientada ainda nutrição, programa do idoso, de acolhimento de saúde mental, entre outros serviços oferecidos.

Você pode gostar