Por paulo.gomes

Hengelo (Holanda) - Quando Ronald Olthof e sua parceira, Sofie Suiker, decidiram comprar uma casa, seu primeiro instinto foi o de procurar um edifício antigo que pudessem reformar. Um espaço industrial abandonado, talvez. Nunca sonharam que iriam acabar em uma igreja. Mas isso foi antes da intervenção de um poder superior.

GALERIA: Conheça mais detalhes da igreja que foi transformada em casa na Holanda"A princípio, queríamos comprar uma fábrica antiga", disse Olthof, de 39 anos, arquiteto da empresa Leijh, Kappelhoff, Seckel, van den Dobbelsteen, em Hengelo, cidade no leste da Holanda. E quase compraram, ele acrescentou: "Mas o negócio não deu certo".

Construída em 1928%2C a igreja em Hengelo%2C na Holanda%2C foi comprada em 2011 por cerca de R%24 395 mil pelo casal Ronald Olthof e Sofie SuikerReprodução Internet

Em seguida, foram ver uma igreja vazia, em Haarlo, uma pequena cidade próxima. E tiveram um bom pressentimento, contou ele. O sinal definitivo de que a compra da igreja pelo casal estava predestinada, porém, foi uma carta comunicando que a casa que estavam alugando estava prestes a ser demolida. Suiker, de 37 anos, se convenceu. "De quantos sinais lá de cima ainda precisamos?", perguntou a Olthof.

Depois de algumas idas e vindas, o casal comprou a capela de 1928, que havia sido usado pela Igreja Reformada Holandesa, em março de 2011, por 130 mil euros (cerca de R$ 395 mil) e começou a transformá-la em uma casa. O conceito que elaboraram era simples: reduzir o edifício a seus elementos essenciais; enfatizar os elementos mais interessantes, cercando-os com muito espaço; e mobiliar com moderação.

"Não preencher todo o espaço de 1.100 m² com o máximo de quartos possível, mas minimizar as demandas, a fim de manter o espaço do prédio, foi uma escolha consciente", disse Olthof. "Queríamos mudar o mínimo possível".

Ainda assim, havia muito trabalho a fazer. Várias lixeiras cheias de entulho tiveram que ser removidas, juntamente com três telhados, um piso de madeira, alguns painéis de parede e um anexo mal construído da década de 1960. A reforma foi finalmente concluída em junho de 2012, a um custo de cerca de 250 mil euros (R$ 760 mil).

Vitrais foram restaurados assim com uma escada que leva até a suite master%2C chamada pelo casal de 'escadaria da diversão'Reprodução Internet

A transformação misturou o celeste e o ímpio de forma impressionante. Os visitantes são confrontados com um contido mural cinza de anjos e um interior branco em estuque que brilha com a luz que entra pelas janelas de vitrais restaurados, mas também com uma escada vermelho-sangue que leva até a suíte master do segundo andar. A escada fica em uma estrutura moderna, revestida com o piso reciclado da igreja, que também abriga o depósito e algumas funções da cozinha (o casal a chama de "escadaria da diversão").

O local onde ficava o altar agora é o escritório da casa – o que talvez tenha algo a dizer sobre o papel do trabalho na vida moderna. Do outro lado da nave, perto da entrada, ficará o quarto das crianças (eles estão esperando gêmeos que devem nascer em agosto). E o jardim do mosteiro foi transformado em área de estar ao ar livre do casal, onde um bando que chamam de suas "ovelhas perdidas" – pequeninas e de madeira – pastam no gramado.

"Temos um lema que resume a essência da casa para nós: valorizar a criança que existe dentro de cada um, manter-se puro, brincar, explorar e ser um pouco levado", disse Olthof. "Acho que o projeto da nossa casa representa isso." E acrescentou: "Nós honramos a santidade, mas adicionamos algo inocente e travesso à sua forma moderna".

Você pode gostar