Por paulo.gomes

São Paulo - A cobertura duplex de 80 m², com 44 m² dedicados à área externa e vista para a cidade, foi amor à primeira vista. Mas o apartamento no bairro de Vila Madalena, Zona Oeste de São Paulo, não era prático, tampouco tinha a cara da dona. A sala e a cozinha, na parte de baixo, eram pequenas demais. E a churrasqueira descoberta, no andar de cima, impossibilitava o uso nos dias de chuva.

Aproveitar ao máximo os 44 m² da área externa da cobertura era prioridade na reforma comandada por Roberto RoblDivulgação

Para trazer mais funcionalidade, o arquiteto Robert Robl propôs mudanças. O andar de baixo ganhou um pequeno, porém aconchegante living, com poltronas e televisão compartilhada com o quarto, graças a um projeto de marcenaria com sistema giratório. Enquanto a cozinha de apoio teve o painel de madeira de demolição – não indicado para áreas molhadas – substituído por uma placa de inox, e a bancada e as prateleiras ebanizadas.

Mas foi na parte de cima que a maior transformação ocorreu. A parte externa ganhou cobertura de vidro e virou sala de jantar e cozinha gourmet com deck de madeira cumaru. O cômodo fechado que antes abrigava uma mistura de escritório e quarto de hóspedes ganhou status de ambiente multiuso, podendo ser usado como sala de estar, quarto de hóspedes e home office, graças a um cuidadoso projeto de marcenaria da Art Laca.

Com cobertura de vidro%2C a cozinha gourmet ganhou madeiramento claro e mesa e bancos fixos para as refeições coletivasDivulgação

O sofá pode virar cama e o móvel da TV esconde um guarda-roupa e uma prancha que serve de escrivaninha. As amplas janelas foram protegidas por cortinas e, onde antes havia portas de vidro, foi instalado um blackout com acionamento automatizado.

Apenas a área da piscina continuou aberta e pode ser isolada por janelas – repare nos caixilhos próximos às floreiras instaladas pela paisagista Tharcila Iandoli.

Na sala%2C a decoração confusa foi substituída por um único espelho%2C que reflete a escada e amplia o ambiente. A marcenaria de laca preta foi mantidaDivulgação

Terminada a reforma estrutural, era hora de dar identidade à decoração. “A moradora gostava muito de verde claro. Mas para fugir de uma estética dos anos 1990, sugeri verdes mais fortes”, explica o profissional. A cor aparece nos azulejos e na marcenaria da cozinha gourmet, na parede da piscina, nos detalhes das almofadas e do tapete, na variedade de plantas da área externa e nas poltronas do hall.

E se o objetivo era deixar para trás um apartamento obsoleto, o arquiteto pode considerar sua missão cumprida. A cor decora com leveza ambientes multifuncionais e amplamente utilizados pela moradora e seus convidados.

As informações são de Maria Silvia Ferraz

Você pode gostar