Por paulo.gomes

São Paulo - As áreas sociais são cada vez mais valorizadas nos empreendimentos imobiliários. Com isso, muitas vezes a cozinha acaba sendo prejudicada no projeto e se transforma praticamente em um corredor. “Com os apartamentos cada vez menores e a busca por insolação no living e nos quartos, a cozinha fica com o que sobra”, afirma a arquiteta Sabrina Salles. Apesar de ser difícil fugir disso, é preciso se certificar de que o ambiente tenha pelo menos 90 cm de espaço livre.

“O ideal seria um metro. É o mínimo para abrir o forno com conforto, ou para que duas pessoas possam passar ao mesmo tempo”, explica a arquiteta Cilene Monteiro Lupi.

GALERIA: Conheça outros projetos de cozinhas

As dimensões estreitas significam que o sonho de uma ilha central pode não se tornar realidade. “Mas é possível encontrar lugar para todos os equipamentos mesmo em espaços reduzidos”, garante a arquiteta Cynthia Pimentel Duarte. Em, graças a um eficiente projeto com armários planejados, em apenas 6 m² ela acomodou micro-ondas, forno e fogão elétricos e até adega.

A cozinha de 8 m² foi integrada ao living para ganhar espaço. Ao fundo%2C a arquiteta Sabrina Salles separou a área de serviço com uma portaDivulgação

O truque foi integrar a cozinha com a área de serviço, eliminando o tanque e o varal. “Foi viável, neste caso, pois se trata de um apartamento de veraneio, em um prédio com serviços de hotelaria”, explica a profissional. “De qualquer forma, não tenho nada contra a mistura dos ambientes”. Outra solução interessante foi criar uma bancada profunda, com nichos para alimentos e temperos junto à parede. A torneira com filtro embutido dispensa a presença de mais um eletroportátil – boa ideia para quem mora em poucos metros.

Sabrina Salles também já enfrentou com sucesso projetos de cozinha corredor. Em um ambiente de 15 m², mas com formato difícil, ela incluiu uma prancha que sai do armário, transformando-se em mesa ou base de apoio. A arquiteta sempre procura derrubar paredes em projetos de cozinha corredor. “Integrar com a varanda ou a sala é um jeito de aumentar o espaço”, diz.

Para dar um pouco de amplitude à cozinha de 6 m²%2C a arquiteta Cilene Monteiro Lupi abriu uma meia cozinha americana%2C em frente à geladeiraDivulgação

Já que o formato é linear, a instrução de Cilene Monteiro Lupi é separar as áreas molhada e seca. “Procuro deixar fogão, pia a geladeira na mesma parede. Do outro lado podem haver armários e uma bancada de refeição”, explica a profissional. Ela também é a favor da integração. “Dá sensação de continuidade”.

As informações são de Maria Silvia Ferraz

Você pode gostar