Por paulo.gomes

Rio - O sofá é o protagonista da sala de estar, seja pelo conforto ou pelo espaço que ocupa na decoração do ambiente. E se antes a proposta era usar um jogo com duas peças, de três e dois lugares, por exemplo, hoje a tendência é outra: ter apenas um estofado combinando com poltronas diferentes, que podem até ser de madeira, ou ainda pufes de tecidos ou em couro.

Além do sofá%2C apostar em peças como mesas de centro%2C tapetes e quadros deixam o ambiente mais aconcheganteDivulgação

Para quem não abre mão do estilo clássico, com móveis em acabamento mais rebuscado, relembrando os traços do barroco, existem várias opções de modelos, que deixam o ambiente sofisticado e charmoso. Os preços das peças variam de acordo com o material usado na fabricação e a loja. Por isso, vale pesquisar bem antes de comprar.

E o que fazer para escolher o sofá perfeito para sua sala? Para quem tem pouco espaço em casa, a dica é optar por uma peça multiuso, tipo um sofá-cama, ou ainda um estofado com assento retrátil.

Outra sugestão importante: para quem tem crianças pequenas ou animais domésticos, o ideal é escolher peças de cores mais escuras e feitas com material sintético, como camurça e couro, que são mais fáceis de limpar.

Com diferentes modelos e cores%2C sofás dão o tom na decoração da sala de estarDivulgação

Para aqueles que gostam de ousar nas estampas na sala de estar ou de TV, uma boa notícia: é possível misturar desenhos e cores, usando acessórios como mantas, tapetes e almofadas. O segredo para que o conjunto fique harmonioso, ensinam designers de interiores, é que o sofá tenha uma cor neutra, como o cinza ou o bege, por exemplo.

E para deixar o espaço da sala ainda mais aconchegante, além de investir num sofá confortável e convidativo, aposte em itens como quadros, apoios laterais, mesas de centro, estantes ou cristaleiras. Assim, é possível tornar o ambiente mais personalizado.

Você pode gostar