Por paulo.gomes
São Paulo - Controlar a quantidade de luz e calor dos ambientes pelo celular, programar o descongelamento do jantar no micro-ondas para o momento exato em que você deixar o escritório ou acionar o enchimento da banheira de hidromassagem antes mesmo de chegar em casa são algumas das tecnologias de automação residencial que, apesar de pouco acessíveis, já fazem parte de nossa realidade. Mas uma fabricante japonesa de eletroeletrônicos prevê um dia a dia ainda mais surpreendente dentro das residências no futuro.
Câmeras e dispositivos instalados no chão conseguem medir o peso e a pulsação dos moradores%2C ajudando-os a cuidar da saúde diariamenteDivulgação

Prova disso é a casa de dois andares projetada recentemente em seu showroom de Tóquio, prevendo como será a moradia em 2020. Nela, a luminosidade e a temperatura do ar condicionado são controladas automaticamente após sensores identificarem a presença das pessoas nos ambientes. Câmeras e dispositivos instalados no chão conseguem medir o peso e a pulsação dos moradores, ajudando-os a cuidar da saúde diariamente. Sensores dentro do espelho detectam as condições da pele e dão dicas de maquiagem e antienvelhecimento enquanto se escova os dentes.

No quarto, uma rede de LEDs permite recriar um céu de estrelas sobre a cama para dormir tranquilo. Na cozinha é possível controlar a pressão e vazão da água por comandos de voz, e checar receitas ou esquentar alimentos na própria bancada da pia. Já na sala, telas interativas oferecem conteúdos customizados para agradar cada membro da família, como recomendações de destinos turísticos ou atalhos para reservar restaurantes.
Na casa do futuro%2C telas interativas oferecem conteúdos customizadosDivulgação

Tecnologias que, segundo a empresa, deverão estar disponíveis para os consumidores em seis anos. A Wonder BOX 2020 está aberta à visitação do público no Japão aos sábados, domingos e feriados, com entrada franca.