Por paulo.gomes
As escadas%2C além de serem funcionais%2C passam a ocupar lugar de destaque nos ambientes da casa como peças de decoraçãoDivulgação

Rio - Mais do que um recurso para alcançar lugares altos ou ter acesso a outros andares da casa, a escada também pode cumprir papeis que agregam funcionalidade e estética no ambiente. As arquitetas Nathália Otoni e Luciana Araújo, do escritório Óbvio Arquitetura, destacam que o objeto é marcante, com função imprescindível na decoração, seja em espaços pequenos ou maiores.

Segundo elas, as escadas são muito bem-vindas em todos os tipos de ambientes em que é fundamental usar ao máximo as paredes. Em um dos projetos das profissionais, por exemplo, a escada foi incorporada à estante para criar uma composição funcional e charmosa.

Outra ideia criativa é a da designer de interiores Iara Santos, que transformou o elemento em um mini revisteiro. “Ao inserir a escada no projeto é importante que a pessoa tenha em mente que está escolhendo, além de um elemento funcional, um produto decorativo. Como tal, o material, a cor e o design devem ser levados em consideração para que haja uma boa harmonia com o restante do layout”, orienta Iara.
Publicidade
Maria Cristina Bahia, decoradora e proprietária da loja Villa Maria, explica quais materiais são mais adequados para uma escada decorativa. “Madeira, inox e couro são muito indicados”, diz.
Vale lembrar que, ao trabalhar com escadas, a segurança não deve ser ignorada. “Para revestimentos, opte sempre que possível por soluções antiderrapantes em parte ou totalidade do degrau”, recomenda Nathália.
Você pode gostar