Por paulo.gomes

Rio - Planejar a decoração da casa é sempre um momento de alegria e também de ansiedade, e a paciência deve ser a palavra de ordem para evitar arrependimentos. Escolher o mobiliário ideal, uma boa iluminação e todos os objetos que farão parte dos ambientes ajudam a compor a decoração e dão identidade a moradia. “Para cada pessoa existe um tipo de decoração ideal que deixará o local com personalidade única, expressando o estilo daquele lugar e deixando cada cantinho com a cara do morador”, explica Bruno Garcia Athayde, arquiteto da Simonetto, de móveis planejados.

Sugestão de ambiente no melhor do estilo clássico%2C assinado pela Simonetto%2C de móveis planejados%2C todos expostos na Casa Cor BahiaDivulgação

O profissional destaca alguns pontos que devem ser observados. Definir os gostos pessoais, o estilo arquitetônico do imóvel e, até mesmo a localização, são detalhes importantes que devem ser traçados com antecedência. “O orçamento e a disponibilidade dos elementos decorativos também possuem papel determinante e devem ser avaliados com antecedência”, diz Athayde.

O estilo moderno, segundo ele, baseia-se em materiais novos e tecnologicamente avançados, como aço escovado, fibra de vidro, e plástico. Dê preferência às formas geométricas e mobília com inspiração mais futurista. As cores das paredes devem ser claras, combinadas com tetos brancos. No Retrô predominam as cores vibrantes, elementos vintage, mobiliários que trazem memórias e que contêm uma história.

Já o tradicional apresenta elementos decorativos e detalhados, como sancas e tecidos estampados. É um estilo que agrada a maioria das pessoas. A principal característica é a mobília em tons mais amadeirados e rústicos. Os acessórios decorativos não devem ser usados em excesso, uma vez que os elementos de maior porte, como o mobiliário, já são bastante trabalhados e costumam ser o destaque principal do ambiente.

Você pode gostar