Por paulo.gomes

São Paulo - Mostras de decoração funcionam como vitrine de novos conceitos e tendências. Daí sempre terem ambientes inspiradores, recheados de conteúdo e sofisticação. Entender o que passa na mente dos arquitetos durante a criação desses projetos permite identificar os truques utilizados para depois reproduzi-los em casa.

O primeiro ponto a observar é o cuidado existente na seçeção de cada item que compõe os ambientes. Nada ali está à toa ou fora do lugar. “Os elementos das salas de uma casa convencional, por exemplo, são os mesmos usados em uma mostra. São sofás, mesas, tapetes. O que muda é o primor do material”, conta a arquiteta Lucia Manzano.

As salas das mostras trazem elementos que dão toque sofisticado para o ambienteDivulgação

Com isso em mente, invista em materiais nobres. Revestimentos como couro e veludo dão um toque de luxo aos móveis. A madeira, por sua vez, traz modernidade ao mesmo tempo em que aumenta a sensação de aconchego. Para elevar o conforto, sem deixar a sofisticação de lado, abuse de outros materiais naturais, como fibra e linhão. Eles ficam ótimos em tapetes e almofadas.

Mas não pense que glamour é sinônimo de exuberância. Às vezes, menos é mais. Dessa forma, é preferível que a composição siga um eixo temático, trazendo unidade ao conjunto. Além do visual "clean", outra técnica utilizada é a simetria: tudo que existe de um lado está na mesma proporção do outro.

Isso não significa que a ousadia seja totalmente proibida. “Dá para misturar, mas tem que saber como fazer”, afirma Lucia. Para não perder a linha, a dica é apostar nos detalhes. Se fizer o uso de diferentes revestimentos, poupe na cor e vice-versa.

Você pode brincar com a iluminação para criar elementos elegantes na sala%2C como fez o arquiteto Aldomar Caprini para o Campinas DecorDivulgação

Invista em objetos icônicos que chamem a atenção para dar um diferencial ao ambiente. Quadros nas paredes, obras de arte espalhadas e peças de design pelo cômodo não podem faltar. Elas revelam a personalidade do morador. A iluminação indireta é um ótimo auxílio na hora de destacar esses elementos.

No entanto, o principal truque para obter uma sala sofisticada é manter a funcionalidade do espaço. “Se você costuma comer no sofá, por exemplo, tome cuidado com a cor ou o material que será utilizado, e deixe o toque de glamour para quadros e peças que não atrapalharão o uso do espaço no dia a dia”, diz Lucia. Afinal, as salas residenciais, diferentemente das que estão em mostras, são utilizadas diariamente – seja para convívio social ou relaxamento.

As informações são de Chames Oliveira

Você pode gostar