Por paulo.gomes

Rio - Livings e home theaters são espaços da casa bastante usados, e que por isso, merecem atenção especial no que se refere à decoração e à disposição de móveis e eletrônicos. Se você pensa em montar ou repaginar estes ambientes, a designer de interiores Ana Lúcia Adriano dá algumas dicas.

Para o living, vale a pena investir em sofás confortáveis, mesas laterais ou de centro, se houver espaço. “Quadros ou fotos, assim como papéis de paredes ou outros revestimentos vestem as paredes. Havendo espaço pode-se colocar um bar ou utilizar um aparador com bonitas bandejas e garrafas. Tapetes e cortinas também são bem-vindos”, completa Ana Lúcia.

Opção de ambiente das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda NegrelliDivulgação

Já para o home theater, a escolha da TV é um quesito muito importante. “Nem sempre uma TV enorme vai ser a melhor opção. A distância entre a tela e o sofá é um dado que deve ser levado em consideração no momento do projeto”, lembra Ana Lúcia.

Antes de comprar ou de encomendar o rack, atente para as dimensões dos aparelhos que ficarão nele. O sofá, explica a profissional, deve ser mais macio, com apoio para os pés. “Escolha modelos retráteis ou com chaise ou ainda puffs, que podem fazer o lugar de mesas de centro”, destaca Ana Lúcia.

Sobre a iluminação, a dica para garantir conforto e segurança é a de que seja suave para não interferir na nitidez da imagem. “No caso da sala de TV não ter ou não poder ter o teto rebaixado em gesso, a luz pode vir de abajures laterais ou ainda a luz geral ser por dímer, dispositivo que controla a intensidade”, explica.

No projeto das arquitetas Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli, por exemplo, o home theater integrado ao living é uma opção. O ambiente recebeu iluminação indireta, tons neutros e muitos lugares no sofá. A arquiteta Lucia Manzano apostou na integração total da sala de TV, sala de jantar e cozinha. Já no ambiente projetado pela arquiteta Giuliana Fenocchi, muito espaço e neutralidade dão harmonia à área de TV e à sala de jantar.

Você pode gostar