Por paulo.gomes

Rio - Quem compra imóvel na planta, vive aquela ansiedade com o momento da entrega das chaves. E por ser uma etapa importante, o proprietário precisa estar atento a todos os detalhes durante a vistoria da entrega, pois é nesta fase que o morador poderá encontrar possíveis erros que, se não forem corrigidos pela construtora, vão trazer transtornos no futuro.

Rogério Quintanilha, gerente-geral de compra e venda da Apsa, conta que, quando o imóvel está pronto, o comprador é levado por representante legal da construtora para atestar as condições em que o bem será entregue. “Aproveite para checar, por exemplo, a metragem do imóvel, as partes elétricas e hidráulicas, pinturas, vidros, cerâmicas, esquadrias, louças, ralos e até o nivelamento do piso”, orienta.

Quintanilha sugere também que o proprietário tenha guardado todos os anúncios, propagandas e folhetos do empreendimento. O futuro morador deve ainda estar com o memorial descritivo fornecido pela construtora no ato da compra. É nele que constam todas as especificações dos materiais utilizados na obra. “Esses papéis são importantes para servirem de comparação no dia da inspeção. Aproveite também o celular para fazer imagens e vídeos de tudo o que estiver controverso, pois elas podem atestar a existência do problema. A documentação é fundamental na hora de tentar um acordo com a construtora”, explica o gerente.

Quintanilha ressalta que o proprietário não deve receber as chaves se constatar um erro. Ele deve reclamar por escrito à construtora em um prazo de até 90 dias. A empresa tem até 30 dias para solucioná-lo.

Já para quem pensa em alugar um imóvel, Alexandre Parente, vice-presidente administrativo da Renascença, lembra que a vistoria é um processo que traz segurança ao inquilino e ao proprietário também. “Em geral, as imobiliárias fazem a vistoria de entrada, para documentar o estado do local, e a de saída, para verificar se o imóvel está sendo entregue nas mesmas condições”, comenta Parente.

Você pode gostar