Por paulo.gomes

Rio - A volta ao passado sem deixar de perder o foco no futuro. Com este lema, começa nesta terça-feira a 25ª edição da Casa Cor Rio que, este ano, está instalada em oito casas centenárias da Villa Aymoré, na Glória. O evento é uma ótima oportunidade para conhecer 42 espaços criados por 63 arquitetos, designers de interiores e paisagistas. E boa parte deles tem como inspiração uma tendência cada vez mais em alta: os home offices, ambientes para quem precisa morar e trabalhar no mesmo lugar.

Raphael Costa Bastos reúne mix entre contemporâneo e antigoDivulgação

Há também sugestões de lofts, estúdios e ateliês. “Será uma Casa Cor bemdiferente das que fizemos nos últimos anos. Se, como sempre, acompanhamos as tendências de moradia — e os prédios de uso misto são cada vez mais comuns em todo o mundo —, por outro lado nunca ocupamos tantos imóveis ao mesmo tempo”, diz Patrícia Mayer, sócia da 3Plus, empresa organizadora do evento.

A ideia da mostra é passar o jeito descontraído, divertido e casual-chique de viver e de morar do carioca. Será possível contemplar conceitos como o Mix Contemporâneo-antigo, inspirado pela arquitetura dos casarões; É pau, é Pedra..., com a utilização de materiais brutos (madeira de demolição, pedra, cimento e tijolo, entre outros); Home Offices; Estantes, construídas em módulos independentes e com várias dimensões que permitem muitas combinações; Painéis em madeira de reflorestamento; Toda forma de amor vale a pena, até no décor.

Neste caso, o romance entre Dom Pedro I e a Baronesa de Sorocaba que morou na rua onde anos mais tarde seria construída a Villa Aymoré inspirou alguns dos profissionais este ano; além do Viajar é preciso, mesmo que seja sem sair de casa, um espaço onde as pessoas podem se reunir pessoal ou virtualmente para discutir o morar e o viver. A Casa Cor estará aberta ao público até o dia 4 de outubro, de terça a domingo, das 12h às 21h. A Villa Aymoré fica na Ladeira da Glória, 26.

Você pode gostar