Por paulo.gomes

São Paulo - O apartamento de 110 m² em um prédio antigo no bairro do Jardins, em São Paulo, escolhido para ser o primeiro lar de um casal recém-casado, precisava de algumas mudanças para atender a vontade dos proprietários de ter uma área social espaçosa, onde pudessem receber a família e os amigos com conforto.

Para alcançar esse objetivo, as reformas comandadas pela arquiteta Lucia Manzano começaram pela integração da sala de estar com a cozinha, que virou uma extensão do living. No piso, ladrilhos hidráulicos coloridos, feitos sob encomenda na Casa Franceza, delimitaram o espaço e agregaram atmosfera retrô mantida pelos donos nos detalhes.

Ao entrar no apartamento%2C a visão contempla toda a área social%2C composta pela cozinha%2C sala de estar e jantarDivulgação

As obras incluíram também a eliminação de um quarto no centro do imóvel, o que garantiu mais espaço à sala. Tecidos de algodão foram a solução para cobrir as vigas expostas sem reduzir o pé direito alto.

A mesa de madeira ajudou a alongar o visual da sala, já valorizada pela iluminação natural vinda da janela com oito metros de comprimento e pela decoração minimalista, escolhida para preservar a livre circulação. Nos móveis fez-se um harmonioso mix de estilos, com peças antigas, como o sofá e a poltrona herdados pela família, e outras atuais, caso das cadeiras encostadas na parede, assinadas pelo designer Fernando Jaeger.

Nos três quartos do imóvel, a decoração seguiu enxuta para destacar os poucos elementos da composição. Um deles foi transformado em escritório, composto apenas por escrivaninha e estante para livros. Na parede, o mapa-mundi atua como quadro, tornando a decoração do cômodo mais elaborada.

Ladrinhos com triângulos coloridos delimitam a área de serviço da cozinha ao mesmo tempo que trazem cor ao ambienteDivulgação

Já no quarto do casal, um cantinho improvisado com banco e ganchos compensa, juntamente com o guarda-roupa, a ausência do closet. O branco predominante no ambiente se contrapõe às cores quentes, como vermelho e laranja, presentes no tapete e almofadas.

Ao lado está o quarto de visitas, com potencial para se tornar um futuro quarto de bebê. Detalhes cor de rosa, como a cadeira butterfly e a cortina, junto à estrutura de pallet sob o colchão dão toque romântico e delicado, presente em todo o conjunto do apartamento.

O resultado é um apartamento feminino, que trabalha cores e contrastes entre o moderno e o antigo de maneira delicada, mas nada óbvia.

Fonte: IG

Você pode gostar